Franca faz parte do seleto grupo de 85 municípios do Estado de São Paulo que não estão em situação de risco orçamentário. E quem afirma é o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Franca está entre os 14% dos municípios paulistas que cumprem com rigor suas metas e controla suas contas, sendo exemplo de gestão fiscal e orçamentária.
O prefeito Gilson de Souza fez questão de reconhecer o trabalho da Secretaria de Finanças no controle das contas públicas municipais. Segundo a administração, esta posição no levantamento do Tribunal é a confirmação de que a cidade está bem cuidada, que zela com responsabilidade as contas públicas. Esta posição atesta a eficiência da administração no gerenciamento dos recursos públicos.
De acordo com o TCE-SP, os dados divulgados na semana passada fazem parte de um levantamento feito pelo próprio Tribunal “como parte do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e são relativos ao período do 3º bimestre do exercício de 2019 – relativos aos meses de maio e junho”.
Franca está na faixa verde do Visor (Visão Social de Relatórios de Alertas), com uma pequena quantidade de alertas de poucos tipos diferentes. Segundo a secretária de Finanças, Tânia Bertholino, Franca possui um orçamento baixo e, mesmo em um cenário de crise nacional, com queda de receitas, a Prefeitura consegue fazer muito com pouco. E o fator principal para o município estar na linha verde deste relatório de alertas é que, com rígido controle, o município conseguiu manter as receitas acima das despesas.