Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, a cerimônia de inauguração da nova unidade do Ambulatório Escola do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), em parceria com a Prefeitura. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Alfredo José Machado Neto e João Baptista Comparini, reitor e vice reitor da Uni-Facef, vereadores, Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, Frederico Alonso Freitas, chefe do Departamento de Medicina da Uni-Facef, Marcos Vinícius Barbosa, delegado regional do Cremesp, Clóves Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Saúde e Tarciso Botto, presidente da ACIF.
O ambulatório instalado, em prédio anexo à unidade II da universidade (Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2390), conta com 16 consultórios para o atendimento nas especialidades de Clínica Médica (geral), Ginecologia, Pediatria e acompanhamentos pós-cirúrgicos, vinculados à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ângela Rosa, para apoio no atendimento à demanda daquele setor da cidade. Os atendimentos serão iniciados a partir desta terça-feira, 2, a partir das 8h.
A estimativa é que a nova unidade ofereça cerca de 1 mil atendimentos por mês, que serão prestados pelos estudantes dos 3º e 4º anos do curso de Medicina da Uni-Facef, sob a supervisão de preceptores e médicos, enquanto que no ambulatório que funciona no Hospital do Coração, em parceria com a Santa Casa, os serviços são oferecidos pelos alunos dos 5º e 6º anos, com as subespecialidades, cardiologia, pneumologia, cirurgias mais específicas.
Frederico Alonso de Freitas, médico, professor e coordenador do Departamento de Medicina da universidade, destacou que é um novo espaço para o atendimento da demanda da população, funcionando em convênio direto com a Prefeitura, de segunda a quinta-feira. "Os pacientes já sairão inclusive com o retorno marcado e vamos trabalhar para a redução do absenteísmo, utilizando às sextas-feiras para entrarmos em contato com os pacientes, que faltarem às consultas, reagendando o atendimento", disse Frederico.
Atualmente, a cidade conta com dois Ambulatórios Escola, que funcionam mediante parceria entre a Prefeitura e Universidade de Franca, no centro da cidade e outra unidade do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), instalado no Hospital do Coração, que oferecem, em média, 900 e 630 atendimentos mensais, respectivamente, cujo encaminhamento dos pacientes é feito pela rede de Unidades Básicas de Saúde.