Previsto no Plano Diretor do Município, o Programa de Gestão Integrada da Bacia do Rio Canoas, que tem o objetivo de garantir a preservação do principal manancial de abastecimento de água de Franca, agora conta com o Termo de Referência para a sua implantação. A entrega do documento, que vai balizar as futuras ações da Prefeitura, foi feita na última sexta-feira, ao prefeito Alexandre Ferreira, pelo presidente do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Welton Araújo Cintra Júnior e o promotor público do Meio Ambiente, Paulo César Correia Borges.
Esse Termo de Referência foi elaborado com a participação de um grupo técnico do próprio Conselho do Meio Ambiente, com as participações entre outros, dos engenheiros João Batista Comparini, Alex Veronez e Célio Bertelli, com o suporte de uma equipe de especialistas no assunto da Escola Politécnica/SP.
Para Welton Araújo é um avanço de extrema importância, pois estabelece as condições para a contratação do Plano de Gestão, que tem o intuito de garantir políticas que preservem as nascentes desse importante manancial pelos próximos 30 a 50 anos, estabelecendo limites no tocante a urbanização e cuidados no manejo do solo.
Para o engenheiro João Comparini, ex-superintendente da Sabesp e vice-diretor do Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-Facef, esse Termo de Referência é uma ferramenta base elaborada com muito estudo e também com as participações do Município, especialmente, os secretários de Infraestrutura e de Meio Ambiente.