O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta segunda-feira, 22, em vídeo publicado nas redes sociais oficiais, que a Prefeitura de Franca não irá promover os eventos de Carnaval, em 2.022.
Para adotar essa medida, Alexandre Ferreira destacou sua preocupação com a pandemia e os impactos, que os eventos carnavalescos poderiam trazer para a cidade, principalmente, analisando a circulação de moradores de outras cidades para Franca, especialmente, após um ano difícil para todos nos aspectos de saúde, sanitários, sociais e econômicos.
Segundo ele, mesmo que o município esteja vencendo o combate a Covid-19, com o apoio dos francanos, com o avanço da imunização, com mais de 80% de toda a população vacinada, o que possibilitou que a média diária de novos casos ficasse abaixo de 20, além da retomada da economia, com a abertura de mais de 10 mil novos empregos neste ano, o momento ainda deve ser de prudência e cautela. "Respeito a tradição e a comunidade do carnaval, mas, repito, ainda precisamos ter cautela. Portanto, definimos que a Prefeitura não irá realizar eventos de carnaval no ano que vem. Como é uma decisão pensando na saúde pública, vamos priorizar os recursos que seriam utilizados no carnaval para ações na saúde", explicou o prefeito.
O chefe do Executivo também anunciou que caberá a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), promover um planejamento, em conjunto com a comunidade sobre a realização do Carnaval em 2.023. "Se não houver participação efetiva da comunidade, inclusive na busca por investimentos privados, a Prefeitura não irá bancar, sozinha, o Carnaval de 2.023", ressaltou Alexandre Ferreira.