A Prefeitura de Franca vem ampliando, gradativamente, naquelas áreas de maior fluxo de circulação de pessoas, a instalação de calçamento, dentro do Programa ‘Calçada Segura’. O intuito é melhorar as condições de acessibilidade e de segurança.
Nesse sentido, ações integradas estão sendo colocadas em prática, conjuntamente pelas Secretarias de Infraestrutura, de Segurança e da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que está a cargo da execução das calçadas. Nas últimas semanas, foram atendidos, com a construção de calçamento, cerca de 200 metros de extensão no Prolongamento do Jardim Ângela Rosa, entre a Av. Chafic Facury e rua Justino Alves Taveira, bem como na Av. Hugo Bettarello e ruas Francisco Rinaldo e Tenente Francisco Silas, no bairro Esplanada Primo Meneghetti.
Junto também estão sendo ampliadas as rampas de acessibilidade, com o rebaixamento e pintura das guias. No Parque Castelo foi feito calçamento em uma área verde, nos arredores de uma praça entre as ruas Renato Bartoli e Diogo Garcia Oler, nas ruas Peróla Bittar e Piauí, as duas últimas nos Jardins do Líbano e Centenário. Nesta região, a implantação de calçamento se tornou necessária, depois das obras de infraestrutura implantadas na região, desde a colocação de rede de galerias ao asfaltamento de um importante trecho que separava os dois bairros, próximos a Avenida Adhemar de Barros.
O Programa Calçada Segura, que já contemplou também ruas nos bairros Santa Terezinha, Jardins Vera Cruz, Paineiras, Martins, Brasilândia, arredores do Poliesportivo e outros, visa atender e oferecer facilidades para a locomoção das pessoas em geral, mas, em especial, os idosos, crianças e pessoas com deficiência.