Preeitura está investindo em equipamentos esportivos nos bairros da região Oeste da cidade
Preeitura está investindo em equipamentos esportivos nos bairros da região Oeste da cidade
Franca será palco este mês, da realização do 1º Encontro do IAB com a temática "Enchentes em Franca: Aonde Vamos Parar?", entre os dias 17 e 19 próximos, no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura e está sendo preparada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que é uma instituição fundada em 1921 e completará no próximo ano 100 anos.
Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, onde dentre os seus objetivos está o fomento e discussão da arquitetura e urbanismo, divulgação da profissão do arquiteto perante a sociedade brasileira, além de busca de soluções técnicas para as comunidades. É a entidade profissional dos arquitetos mais antiga no país e a única representante no Brasil da União Internacional de Arquitetos, órgão máximo profissional e cultural dos arquitetos no mundo.
Esse evento tem como propósito mobilizar e conscientizar o Poder Público, Sociedade, profissionais, estudantes das áreas correlatas, sobre a importância do planejamento urbano, envolvendo um conjunto de especialistas no assunto que estarão compartilhando gratuitamente suas experiências. Para esse primeiro evento está sendo convidada a sociedade para conversar sobre a necessidade de pensar um planejamento com ações para hoje com visão de futuro, levando em consideração as mudanças climáticas que afetam a cidade, suas peculiaridades e o mundo.
Observa-se que o Encontro terá um caráter técnico, de busca de soluções, voltado especialmente para os Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, advogados, estudantes, universitários, promotores, vereadores, representações comunitárias e a sociedade com interesse no tema, com abertura programada para o dia 17, com recepção aos participantes às 18 horas. Logo depois, ocorrerá a primeira palestra com a temática “A Proteção dos Recursos Hídricos no Contexto do Planejamento Urbano de Franca’, com o engenheiro civil Nathanael Silva Junior, ex-Sabesp, de Franca. Depois dele, sobre ‘A Importância do Plano Diretor’, falará a premiada arquiteta e urbanista de Curitiba, Mirna Cortopassi Lobo.
No dia seguinte, uma das temática será o “Biogás - Tecnologia para Cidade Mais Sustentável, com palestra do engenheiro civil Luciano Reami, a partir das 18h30. Na mesma noite, outro tema em pauta será ‘Urbanismo para Cidades mais Sustentáveis’, com o arquiteto e urbanista Murilo Alves Dana, de Franca, ambos de Franca. Na quinta-feira, 19, último dia do evento, está reservada uma visita a partir das 9 horas na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), com esclarecimentos sobre o sistema de beneficiamento/processamento de Biogás, com o engenheiro Luciano Reami.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/primeiro-encontro-iab-pela-cidade-todos-juntos--enchentes-em-franca-aonde-vamos-parar-__806415
Prefeitura está com as obras de acessibilidade e melhorias gerais na Escola Municipal ‘Aldo Prata’
A Secretaria de Planejamento Urbano recebeu nessa quarta-feira, 19, uma equipe técnica de representantes da empresa MMF Projetos Estruturais, de São Paulo, para discussão de alguns ajustes pontuais no projeto pré-elaborado para o aprofundamento e alargamento do Córrego Cubatão, sob o pontilhão da Av. Major Nicácio. O objetivo da Prefeitura com esse trabalho é dar uma solução para os problemas de inundações que ali são registrados constantemente em períodos de chuvas fortes.
De acordo com a secretária de Planejamento Urbano, Adailma Ferreira, é uma obra que vai requerer altos investimentos, mas o que esteve em análise não foi apenas isso, mas adequações necessárias a realidade da cidade, de momento e para o futuro. Segundo observações de engenheiros que participaram do encontro, existem peculiaridades técnicas que precisam ser bem pensadas, de tal forma que uma obra grande que for feita agora, se daqui a 20 anos precisar ser ampliada o serviço feito seja aproveitado e não precise ser destruído.
A partir dessas premissas os responsáveis pela empresa contratada entenderam a dimensão e preocupação da Prefeitura e se comprometeram até o mês de março realizar os ajustes solicitados e apresentar o projeto em definitivo. Além de alargar e aprofundar o canal, de forma dar vazão a todo excedente de água em ocasiões de chuva forte, constam também realização de obras de acessibilidade e adequações viárias tanto baixo como acima do pontilhão, a partir do cruzamento das Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso com 7 de Setembro.
A Prefeitura de Franca acaba de elaborar um detalhado informativo, onde estabelece regras para construções multifamiliares no município. O material foi produzido por uma equipe de técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano e está à disposição, gratuitamente, dos profissionais em geral que atuam na construção civil.
Um dos objetivos básicos com a medida é evitar situações de retrabalho, a devolução de processos que muitas vezes são protocoladas no setor de Uso de Solo e acabam tendo que ser devolvidos por não atender a determinadas regras que a legislação em vigor exige.
O informativo, além das especificações, expostas didaticamente para facilitar a compreensão, conta com ilustrações projetos e desenhos apontando as particularidades que devem ser observadas e seus detalhes técnicos.
A construção multifamiliar, como o nome já diz, é aquele tipo de edificação destinada para atender mais de uma família. Daí essa preocupação da Secretaria de Planejamento em elaborar o informativo, contendo o máximo de informações para que o trâmite das solicitações ocorra com maior rapidez.
Projetadas como edificações que abrigarão um maior número de famílias, estas residências geralmente são desenhadas nas plantas com o formato de prédios ou conjuntos de habitação horizontais.