Meio Ambiente

Meio Ambiente recupera galerias no Jardim Petráglia

galerias Jd Petraglia original
 
      Na manhã desta quarta-feira, 22, equipes de manutenção da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam na recuperação de um ramal de galerias na rua Sebastião Roberto Bachur, altura do cruzamento com a rua Manoel de Freitas, no Jardim Petráglia. No local, foram registrados a  obstrução e o rompimento da tubulação.
      Cinco tubos de concreto foram removidos e substituídos. Ao término do serviço, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) foi acionada para realizar a aplicação da massa asfáltica no trecho trabalhado.

Prefeitura multa pessoas que realizam descarte irregular na cidade  

limpeza rodovia Nelson Nogueira original
 
      Nesta semana, a Prefeitura de Franca intensificou as autuações para quem descarta lixo de forma irregular pela cidade.  
      A Secretaria de Meio Ambiente estima que há, pelo menos, 109 ‘pontos viciados’ de descarte. Um deles está na rodovia Nelson Nogueira, entre Franca a Ribeirão Corrente, e nesta quarta-feira, 22, diversos entulhos foram retirados do local.
      O trabalho segue por toda a cidade, com a Guarda Civil utilizando um drone para auxiliar nos trabalhos e o Meio Ambiente realizando a recolha e limpeza, inclusive de terrenos após notificações e aplicações de multas por parte da Vigilância Sanitária.
      Dados atualizados da Guarda Civil apontam que, neste começo de ano, já foram registradas 13 ocorrências de descarte de lixo e aplicadas multas com valores variando em torno de R$ 598 cada uma. No ano passado, cerca de 280 multas ambientais foram aplicadas, com pico de 40 autuações em um único mês.
 
Denúncias
      A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a contribuir com denúncias para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. Há ainda a opção de denunciar pelo aplicativo EcoFranca, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android.
 
Ações
      Além dos 'Arrastões da Limpeza' e autuações, a Prefeitura oferece locais de descarte correto. Há quatro Ecopontos na cidade: City Petrópolis, Jardins Luíza, Portinari e Parque das Esmeraldas, que recebem recicláveis em geral e pequenas quantidades de restos de construção, sem nenhum custo. Funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e  aos domingos das 8 às 14 horas. Na avenida Sidney Romeu de Andrade, adiante do City Petrópolis, está o antigo Aterro Sanitário (reservado a galhos), que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.
 
Locais de descarte
      A lista completa para destinação correta dos diferentes tipos de resíduos pode ser consultada no link: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/meio-ambiente/descarte-correto-de-residuos-artigo

Projeto prevê melhorias no Bosque dos Angicos

Bosque dos Angicos original
 
     Um projeto de lei do prefeito Alexandre Ferreira, enviado no começo desta semana para apreciação da Câmara Municipal, tem como objetivo levar melhorias ao Parque Ecológico ‘Sebastião Branquinho’, o Bosque dos Angicos, no bairro São Joaquim. Os investimentos serão de R$ 337,2 mil.
      Localizado na rua Antônio Mondenezi, o Bosque dos Angicos é uma área protegida por alambrados, composta por dezenas de árvores nativas, de variadas espécies e uma vegetação densa de menor porte. Além de melhorias e manutenção, a iniciativa prevê que os cuidados sejam feitos por uma OSC (Organização da Sociedade Civil), via Chamamento Público.
      De acordo com o projeto, a instituição deverá proporcionar opções de lazer à população e manter o ambiente organizado. Agora, a iniciativa da Prefeitura passará pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e, posteriormente, deverá ser votada pelos vereadores.

Operação do Canil Municipal e Guarda Civil recolhe 18 animais nesta terça-feira

animais original
 
      As equipes do Serviço de Captura de Animais de grande porte do Canil Municipal e da Guarda Civil recolheram na manhã desta terça-feira, 18 animais entre equinos e muares, que estavam soltos em ruas do Jardim Paineiras e no bairro City Petrópolis, na Região Norte da cidade.
      Os animais foram encaminhados para a sede do Canil Municipal e dos 18 recolhidos, 7 receberam os chips para identificação. Os demais já possuíam o microchip. Dois dos cavalos foram recolhidos à unidade pela terceira vez e desta forma, atendendo a legislação municipal, não poderão retornar para os proprietários e serão direcionados para leilões municipais.
      Eduardo Garcia, chefe da Seção de Conservação do Meio Ambiente e responsável pelo Canil, explicou que a ação foi realizada para atender às demandas de ocorrências, que são frequentes nestes bairros.
      Ele alertou que a posse e a guarda dos animais são de inteira responsabilidade dos proprietários e orientou que as denúncias de animais de grande porte soltos em vias e áreas públicas ou em situação de maus tratos, devem ser feitas pelos telefones/ WhatsApp  (16) 3703-9389  e da Guarda Civil (16) 3724-1033 ou 153. O Serviço de Recolha de Animais é prestado por uma empresa contratada, que é acionada após o recebimento da solicitação pelos canais citados.
      Garcia disse que, caso queiram retirar os animais, os proprietários deverão comparecer ao Canil, onde deverão pagar as taxas e diárias do animal, posteriormente, receberão o auto de infração, emitido pela Guarda Civil para encaminhamento do processo ao Ministério Público.  
      Em 2024, o Serviço de Captura recolheu 122 animais e neste ano, até o momento, foram retirados das ruas, 24.
      Atualmente, o Canil Municipal está acolhendo 35 animais de grande porte.
      A unidade funciona na rua José Gianesella, 415, no Bairro City Petrópolis. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 3703-9389.

‘Arrastão da Dengue’ recolhe quase 10 toneladas de materiais em bairros da Região Oeste

Arrastao Dengue original
 
O primeiro ‘Arrastão da Dengue’ de 2025 foi realizado no último sábado em onze bairros da Região Oeste, entre a Vila São Sebastião e Jardim Martins, e recolheu mais de 9,6 toneladas de materiais.
A ação foi realizada de forma conjunta pelas secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, com caminhões percorrendo as ruas e recolhendo os materiais descartados pelos moradores, enquanto que os agentes da Vigilância visitaram as casas e estabelecimentos para orientar a população.
De acordo com a Vigilância Ambiental, o trabalho de campo feito pelos agentes até por volta das 13 horas atingiu os objetivos previstos, já que possibilitou o contato com diversas pessoas nestes onze bairros.
Ainda no final de semana, na noite de sábado, a Secretaria de Saúde fez outra ação. Quem foi ao ginásio ‘Pedrocão’ ou assistiu ao jogo do Franca Basquete contra o Paulistano pôde acompanhar outra ação de combate à dengue. Através da parceria entre a Prefeitura e o Franca Basquete, os mascotes da Vigilância, ‘Andrezinho’ e ‘Condessa Dengue’, participaram do início da partida com faixa alusiva ao combate ao mosquito Aedes aegypti e formas de prevenção. 
A Saúde orienta que, em caso de situações suspeitas com larvas ou locais com focos de dengue, a população acione a Vigilância Ambiental através dos telefones (16) 3711-9408 ou 3711-9415.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais