Nesta semana, a Prefeitura de Franca intensificou as autuações para quem descarta lixo de forma irregular pela cidade.
A Secretaria de Meio Ambiente estima que há, pelo menos, 109 ‘pontos viciados’ de descarte. Um deles está na rodovia Nelson Nogueira, entre Franca a Ribeirão Corrente, e nesta quarta-feira, 22, diversos entulhos foram retirados do local.
O trabalho segue por toda a cidade, com a Guarda Civil utilizando um drone para auxiliar nos trabalhos e o Meio Ambiente realizando a recolha e limpeza, inclusive de terrenos após notificações e aplicações de multas por parte da Vigilância Sanitária.
Dados atualizados da Guarda Civil apontam que, neste começo de ano, já foram registradas 13 ocorrências de descarte de lixo e aplicadas multas com valores variando em torno de R$ 598 cada uma. No ano passado, cerca de 280 multas ambientais foram aplicadas, com pico de 40 autuações em um único mês.
Denúncias
A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a contribuir com denúncias para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. Há ainda a opção de denunciar pelo aplicativo EcoFranca, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android.
Ações
Além dos 'Arrastões da Limpeza' e autuações, a Prefeitura oferece locais de descarte correto. Há quatro Ecopontos na cidade: City Petrópolis, Jardins Luíza, Portinari e Parque das Esmeraldas, que recebem recicláveis em geral e pequenas quantidades de restos de construção, sem nenhum custo. Funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas. Na avenida Sidney Romeu de Andrade, adiante do City Petrópolis, está o antigo Aterro Sanitário (reservado a galhos), que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.
Locais de descarte
A lista completa para destinação correta dos diferentes tipos de resíduos pode ser consultada no link: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/meio-ambiente/descarte-correto-de-residuos-artigo