Meio Ambiente

Guarda Civil constata novos descartes irregulares

Cacambas limpeza 19 2
     A Guarda Civil Municipal, dentro das suas funções de zelar pelos equipamentos públicos, meio ambiente, orientar e dar apoio a população, voltou a se deparar e lavrar autuação de descarte irregular de lixo. Essa prática foi constatada na região Oeste, mais precisamente nas margens da rodovia Nestor Nogueira, adiante dos bairros Palermo City e Residencial Pulicano, no último sábado.
     Uma guarnição foi acionada e esteve no local, identificando e autuando o infrator com base no que dispõe a Lei 09/1996, que confere a Guarda Civil, competência legal para fazer as autuações. No local foram destinados, irregularmente, retalhos de couros e sintéticos. Essa foi apenas mais uma ocorrência das diversas, que têm sido apuradas pela corporação, através de suas rondas diárias feitas por esses locais em que ocorrem sistematicamente esses descartes ou através de denúncias recebidas pelos telefones 153 e 3724-1033.

Segundo leilão de animais tem todos os lotes arrematados

WhatsApp Image 2021 05 19 at 11.14.21 original 
     Na manhã desta quarta-feira,19, aconteceu o segundo leilão público de animais de grande porte, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, no Canil Municipal. Estavam disponíveis 10 equinos e um muar, recolhidos em vias públicas da cidade, que apesar da notificação, por meio do Diário Oficial do Município, não foram retirados pelos proprietários.
     Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, todos os animais foram arrematados e a data para o próximo leilão está prevista para a segunda quinzena de junho

Meio Ambiente realiza novo leilão de animais

WhatsApp Image 2021 04 30 at 10.05.35 2 1 original 
     A Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta quarta-feira, 19, às 09h30, no Canil Municipal, o segundo leilão público de animais de grande porte, deste ano, recolhidos na cidade até a primeira quinzena de abril.         Os interessados poderão comparecer ao local, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. Estarão disponíveis para o leilão, 10 equinos e um muar. O canil fica na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis.

 

     A grande maioria desses animais foi recolhida, em vias públicas da cidade e seus proprietários não fizeram a retirada dos mesmos, depois de feita a publicação no Diário Oficial do Município, conforme exige a legislação. Outros foram encontrados abandonados e sem os necessários cuidados.

 

     Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389. Este é o segundo leilão feito pela Prefeitura. O primeiro ocorreu em 24 de fevereiro e o terceiro já está sendo planejado pela Secretaria de Meio Ambiente. 

Meio Ambiente agenda visitas para o segundo leilão

 WhatsApp Image 2021 04 30 at 10.05.34 1 original
      A Secretaria de Meio Ambiente confirmou para o próximo dia 19, deste mês, às 09h30, no Canil Municipal, a realização do segundo leilão público de animais de grande porte, deste ano, recolhidos na cidade até a primeira quinzena de abril. Estarão disponíveis para o leilão, 10 equinos e um muar. 
As pessoas interessadas poderão visitar o local e conhecer os animais até o próximo dia 18, mediante o agendamento prévio pelo telefone 3703-9389, durante o expediente comercial e na data informada, se apresentarem no local, seguindo os protocolos sanitários recomendados para a prevenção a Covid-19.
      A grande maioria desses animais foi recolhida, em vias públicas da cidade e seus proprietários não fizeram a retirada dos mesmos, depois de feita a publicação no Diário Oficial do Município, conforme exige a legislação. Outros foram encontrados abandonados e sem os necessários cuidados.
      O canil fica na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3703-9389. Este é o segundo leilão feito pela Prefeitura. O primeiro ocorreu em 24 de fevereiro e o terceiro já está sendo planejado pela Secretaria de Meio Ambiente. 

Sabesp faz alerta sobre estiagem e risco de faltar água

economizar agua 01 
      Em nota oficial divulgada nesta semana, a Sabesp, através de sua unidade de Franca, informou que a baixa pluviometria (poucas chuvas), registrada em Franca, no período úmido, entre outubro/2020 e março/2021, ocasionou a queda da vazão dos mananciais que abastecem a cidade (Rio Canoas e Córrego Pouso Alegre).  Isso pode impactar a curto prazo, já a partir de junho, o abastecimento de água na cidade, sendo necessária a economia e o uso racional do produto desde agora. É o menor índice pluviométrico dos últimos 20 anos. Para se ter uma ideia da baixa registrada, a média histórica deste período úmido é de 1.360 mm de água e, neste mesmo período, o volume constatado foi de 824 milímetros de água. 
      O baixo índice pluviométrico no período úmido e a estiagem que tende a ocorrer nos próximos meses, causam preocupação da empresa, quanto a manutenção do abastecimento público na cidade. No entanto, destaca que trabalha, ininterruptamente, para manter o abastecimento, inclusive com ações planejadas como a implantação de duas captações emergenciais com capacidade de aproximadamente 100 litros por segundo.
      Atualmente, a vazão dos mananciais ainda é suficiente para atender a demanda de Franca, porém com a aproximação do período de estiagem, a Sabesp orienta à população sobre o uso consciente de água. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar o desperdício. 

 

Outras dicas
      Veja outras dicas sobre como utilizar água de forma consciente: 
1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras. Evite lavar carros e calçadas.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
4. Não use água corrente para descongelar alimentos.
5. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
      A Sabesp destaca ainda que o Sistema Sapucaí-Mirim, o novo sistema produtor de água de Franca, já está em construção com previsão de ser finalizado no final de 2022. A entrega do novo sistema vai permitir dobrar a capacidade de produção de água do município. 



Novo Sistema

 

      A Sabesp informa ainda que será apresentado neste mês, o novo sistema comercial, que irá mellhorar o relacionamento com todos os clientes, acesso aos serviços e atendimento, que será executado em duas etapas, em maio e agosto deste ano.
      Por meio deste novo sistema, a identificação dos clientes passará a ser realizada pelo CPF ou CNPJ, facilitando a mudança de titularidade e o relacionamento comercial. Para que essa alteração seja realizada, a empresa solicita aos francanos, que mantenham atualizados os seus cadastros na companhia, utilizando o atendimento digital, pelo site sabespfacil.sabesp.com.br ou pela central 0800-055-0195

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais