Email  

Meio Ambiente

Recicláveis devem serem juntados ao lixo comum

 

              Com a suspensão pela Prefeitura do serviço de coleta seletiva dos recicláveis a partir desse meio de semana, depois de audiência realizada na manhã de terça-feira, 24, na sede do Ministério Público, que resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente está orientando, nesse período, que os recicláveis sejam juntados ao lixo orgânico comum. Esse quadro deve perdurar por tempo determinado, até que passe esse momento de pandemia do Coronavírus e a coleta seletiva volte a ser normalizada.

              Junto com os promotores participaram dessa reunião representantes da Prefeitura e da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis. A razão da suspensão do trabalho, que envolvia o contato direto dos trabalhadores com os resíduos e aglomerações, é preservar a integridade e saúde de cada um.  Também o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta fez um apelo aos moradores em geral, que ao juntar o lixo orgânico, separem vidros, latas e outros objetos cortantes que podem ferir os coletadores, colocado sua saúde em risco.

Prefeitura suspende coleta seletiva de lixo

 

     A partir dessa terça-feira a Prefeitura suspendeu a coleta seletiva do lixo urbano. A decisão atende a recomendação do Ministério Público Estadual e busca garantir a segurança e proteção daqueles profissionais que trabalham com o manuseio, muitas vezes em ambientes com aglomerações no pátio da Cooperativa de Catadores de Resíduos do município. A Prefeitura se fez presente em reunião ocorrida nesta terça-feira, através do Chefe de Gabinete e das Secretarias de Serviços e Meio Ambiente, Negócios Jurídicos, Ação Social, além de dirigentes da Cooperativa de Catadores de Resíduos e prontamente acatou as orientações e transmitiu a empresa responsável pela coleta que auxilia no recolhimento de casa em casa. Para aquelas pessoas que estavam habituadas a separar previamente o material reciclável a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente estará transmitindo as orientações adequadas. Enquanto isso o material deve ser juntado ao lixo comum, cuja coleta segue o seu ritmo sem interrupções, apenas com os cuidados redobrados entre os profissionais que executam esse serviço.
     Estiveram presentes na reunião o Dr. Paulo César Corrêa Borges - Promotor da 7a. Promotoria de Meio Ambiente de Franca, Dr. Dilson Santiago de Souza - 1º PJ Auxiliar Franca, Sra. Diana Angélica Bastos - Presidente da COOPERFRAN - Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região, Ana Carolina Colombaroli - Advogada da COOPERFRAN, José Conrado Dias Netto - Chefe de Gabinete da Prefeitura de Franca, Dr. Murillo Eduardo Silva Menzote - Secretário de Negócios Jurídicos, Dr. Adriano Rodrigues Moreira Tosta - Secretário de Serviços e Meio Ambiente, Sra. Eliete Maria Neves - Secretária de Ação Social e a Sra. Eliana Giuberti - Coordenadora Pedagógica de Educação Ambiental da Prefeitura.

Empresa de limpeza orienta seus colaboradores sobre riscos do Corona

      Nesse esforço coletivo  das autoridades locais na prevenção ao novo Coronavírus, a empresa Seleta, concessionária dos serviços de limpeza e coleta de lixo na cidade vem realizando permanentes treinamentos com seus colaboradores, contando com o suporte da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente. Grande parte deles direta ou indiretamente estão envolvidos diariamente com ações essenciais em vias públicas, lidando com pessoas, serviços,  além das equipes de coleta que dia e noite, de domingo a domingo estão geralmente nos horários de descanso da maioria da população, percorrendo as ruas e recolhendo os resíduos domésticos e recicláveis deixados nas calçadas dos imóveis.  Um esforço para o bem permanente para o bem estar de todos e saúde pública com qualidade.  E dentre as orientações passadas, consta o reforço na higienização pessoal o máximo que for possível, não saírem de casa quando estiverem fora do trabalho e nem viajarem para outros locais e no caso de qualquer sintoma que sinalize eventual patologia, que procurem a chefia imediata. Da mesma forma que as equipes de saúde precisam estar saudáveis e aptas a oferecer assistência em caso de necessidade, como foi dito na coletiva de quinta-feira, com os coletores também é preciso idêntico cuidado, pois sem o trabalho essencial deles todo esforço pode ficar comprometido. Estão trabalhando com equipamentos de proteção individual recomendados para cada situação e todos os cuidados redobrados, disse um dos encarregados de equipe.

Bebedouro externo para o Teatro Municipal

 

    Depois de receber alguns cuidados em sua cobertura nas últimas semanas, especialmente sobre a área do palco e coxias, o Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” acaba de ser contemplado com a instalação de um bebedouro externo, um anseio dos usuários identificado pelas equipes da administração. A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente construiu uma estrutura numa das laterais do hall de entrada na Avenida 7 de Setembro, permitindo que as pessoas quando esperam pela entrada em algum espetáculo possam se abastecer com tranquilidade.

   Embora sendo um dispositivo muito simples, vinha fazendo falta e terá grande utilidade, revelou uma funcionária da Casa de Espetáculos, que detectava toda vez que os portões eram abertos, as pessoas se dirigirem ao bebedouro interno na base do desespero. E era comum observar alguma apresentação sendo iniciadas e haver pessoas aguardando para beberem água, tal era a demanda gerada pela espera lá fora.

   Com dispositivo de fácil manuseio, nos moldes do que foi colocado na Praça Nossa Senhora da Conceição, o bebedouro todo azulejado interna e externamente ganhou aprovação daqueles que frequentaram o Municipal nos últimos dias. Desde o começo da semana, seguindo orientações da Secretaria de Saúde, de prevenção ao coronavirus, o local está fechado e com todas as apresentações suspensas até que a situação volte ao normal.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais