Email  

Meio Ambiente

Prédio da antiga Mogiana começa ser revitalizado

      Com menos de um mês trabalhando no local as equipes da Prefeitura já fizeram uma das fachadas principais do antigo prédio da Mogiana, na Estação se transformar radicalmente. É isso que todo cidadão que circula pelas ruas Frei Germano, Simpliciano Pombo, Francisco Marques e Avenida da Integração podem notar.

     O trabalho está apenas começando, é bom que seja reafirmado, avisa a secretaria de Serviços e Meio Ambiente, que vem conduzindo a tarefa com o apoio material de um grupo denominado ‘Amigos da Estação’. As paredes antes tomadas por pichações de todo o tipo, além de outros estragos aos poucos estão ganhando um novo visual.

     Uma primeira camada de tinta aplicada nas laterais e na fachada que faz frente para a Praça ‘Ana Nicácio’ e Avenida da Integração, mostra como esse patrimônio começa a ganhar ‘cara nova’. O secretário Adriano Rodrigues Tosta, de Serviços e Meio Ambiente, ressalta que é um serviço lento e cercado de uma série de cuidados, em especial porque se trata de um patrimônio tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico.

     As benfeitorias previstas buscam resgatar esse equipamento pela Prefeitura, deixando-o em condições de uso para as finalidades que forem definidas. Atualmente funcionam no local, um Cartório Eleitora, a Biblioteca Surcursal ‘Olegário Ferreira’, também da Prefeitura, o serviço Acessa SP (com rede de computadores) e o escritório de comercialização de passagens de uma empresa de ônibus. É importante que todos colaborem e preservem o local, evitando que novas práticas de pichações voltem a se repetir.

Visitas monitoradas ao Zoobotânico

     A Prefeitura em conjunto com várias secretariais municipais, vem trabalhando a questão ambiental de forma diferenciada, organizando atividades de campo e visitas a espaços em que os convidados possam vivenciar e compartilhar práticas em andamento. Esse tipo de iniciativa está integrada ao programa estadual Município Verde Azul, do Governo Estadual, que recomenda o atendimento de um conjunto de boas práticas.

     O Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, através de seus responsáveis, reforça que a Biodiversidade pode ser definida como o conjunto das diferentes formas de vida que existem no Planeta Terra em geral ou numa região em particular. E como tal precisa ser cuidado e preservado. Com o objetivo de criar oportunidades de conscientização sobre a importância da biodiversidade e sobre as ações dos seres humanos na sua destruição ou na sua preservação é se destaca o Programa Municipal de Educação Ambiental.

     Através do Núcleos, periódicas visitas são organizadas, também ao Zoobotânico como a todos os equipamentos existentes no local, desde o cultivo e formação de mudas ao viveiro transitório de aves, além da colônia de abelhas sem ferrão. O público alvo dessas visitas monitoradas são alunos do ensino infantil, fundamental e médio da rede pública municipal e estadual e da rede particular, alunos de ensino superior, grupos da terceira idade e grupos de pessoas da comunidade. As visitas são realizadas percorrendo trilhas na mata nativa, viveiro de mudas, bosque do Pau-Brasil, área de reflorestamento, meliponário e outras áreas temáticas, onde os visitantes recebem informações sobre a biodiversidade local.

     As visitas são acompanhadas por monitores contratados pela Prefeitura e o percurso na área de visitação é de aproximadamente 1,5 km em uma hora de duração, durante a qual o monitor oferece explicações adequadas ao nível de escolaridade, à faixa etária e ao interesse específico combinado previamente. Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou pelo telefone (16) 3703-0454.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais