Email  

Meio Ambiente

Alunos de escola do Paraty farão plantio de árvores nesta quinta-feira

    A programação da Semana da Árvore segue intensa com várias atividades, promovidas pela Prefeitura de Franca, por toda a cidade. Nesta quinta-feira, 19, a partir das 9 horas, alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Professora Maria Antônia Stevanato Reis”, do Jardim Paraty, plantarão árvores na Área de Preservação Permanente de Nascente do Córrego do Espraiado, na rua Augusto Vanini, no Jardim Paraty.

     A proposta é trabalhar com os alunos a importância de se preservar o meio ambiente. Na sexta-feira, 20, será a vez do grupo da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral. Eles estarão a partir das 9 horas na Praça da avenida Moacir Vieira Coelho ao lado do Citi Lions Clube Franca Sobral.

      O grupo Amigos Voluntários estarão no sábado, 21, na Área de Preservação Permanente do Jardim Moema onde plantarão mudas de árvores a partir das 14h30. No domingo, 22, será a vez do grupo Mulheres do Brasil / Verdejar plantar mudas em calçadas no Caps III Florescer, na rua Concordia 4881, e ainda em calçadas na região Norte da cidade. As atividades terão início às 8h30.

 

Mais atividades

    Nesta quinta-feira tem ainda trabalhos pedagógicos promovidos dentro das escolas e palestra no Condomínio Valle Verde, na Rodovia Nelson Nogueira, a partir das 19 horas com o tema: “O que é compostagem e como fazê-la em casa?” com o palestrante o engenheiro ambiental Maurício da Silva Mayor.

    Na sexta-feira, 20, às 10 horas e às 15 horas, o engenheiro agrônomo Márcio Fernando Silveira Rodrigues estará no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na rua Dr Alcindo Ribeiro Conrado, 1395, para falar sobre “Arborização Urbana”. O Jardim Zoobotânico e a Uni-Facef |(Unidade II) também seguem com atividades até sexta-feira.

Semana da Árvores é aberta com plantios nos bairros

    A Semana da Árvore em Franca foi aberta no domingo, 15, com plantio de árvores em uma área deteriorada por ações de terceiros que insistiam em atirar lixo e resíduos em geral de maneira indevida. A Prefeitura fez uma limpeza geral e um grupo de moradores, aliado com estudantes, promoveu a revitalização inicial do espaço utilizando mudas diversas que foram plantadas no próprio domingo. Mas a atividade foi inserida na programação que oficialmente foi aberta na segunda-feira com ações nas escolas municipais focadas em trabalhos pedagógicos com a temática versando sobre a importância da arborização urbana para uma melhor qualidade de vida.

      Durante esses próximos dias a movimentação será intensa nos estabelecimentos de ensino do município, acrescido das visitas monitoradas previstas a partir dessa terça-feira a locais como o Jardim Zoobotânico, onde conhecerão o espaço do Núcleo de Educação Ambiental e todo o processo de produção de mudas de árvores, desde a semeadura até o plantio, visando a conscientização sobre o que representa a arborização na cidade. Também até o dia 20, estão previstas sensibilizações com a temática ‘Natureza e Artes: Uma Pausa para Reflexões’, no Centro Uni-Facef, Unidade II, na av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, nos intervalos das aulas.

     No AME (Ambulatório Médico de Especialidades), dia 20, estão previstas duas palestras focadas na temática “Arborização Urbana”, às 10 horas e 15 horas, ministradas pelo engenheiro agrônomo Márcio Fernando Silveira Rodrigues, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente.

    Diversos plantios monitorados estão previstos para os próximos dias, envolvendo áreas comuns nos bairros City Petrópolis, Miramontes, Jardim Redentor, Jardim Paraty, Moema e no Caps III Florescer, numa ação integrada com o grupo Mulheres do Brasil/Verdejar, no Jardim Milena, região Norte. Este último evento ocorrerá no domingo a partir das 8h30.

Reunião discute sanidade das árvores da Praça Central

     Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 3, discutiu sobre a sanidade das árvores da Praça Central. O objetivo é realizar uma análise completa de todas as árvores que possam fazer sombra para o Relógio do Sol ou que possam representar algum risco ao monumento e também para as pessoas que transitam pelo local. O encontro contou com a participação do Comitê Verdejar, do Núcleo Franca do Grupo Mulheres do Brasil, e ainda dos secretários de Serviço e Meio Ambiente, Adriano Tosta, e de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, Elson Boni.

     Ao fim do encontro ficou definido que será feita uma inspeção de todas as árvores no entorno do Relógio do Sol, o qual começará a ser restaurado nos próximos dias. Segundo informou o secretário Adriano Tosta, a análise deve começar já nesta quarta-feira, 4, com o intuito de se verificar a necessidade de corte de alguma árvore ou apenas uma poda mais completa.

Arrastão recolhe 15 toneladas de inservíveis

     O Arrastão da Limpeza realizado pela Prefeitura no último sábado, abrangendo 28 bairros da região Norte, recolheu 15 toneladas de objetos descartados pela população, os chamados de inservíveis. Esse é um trabalho coordenado por equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, uma vez por mês, com o objetivo de auxiliar a população de determinadas regiões na destinação adequada de objetos que mantém em casa e não usam mais e não conseguem um local apropriado para colocar.

    Com essa mobilização, em que oito caminhões e homens percorrem rua a rua nos bairros escolhidos, a Prefeitura quer evitar a proliferação de lixo nos terrenos públicos e particulares, especialmente em praças e canteiros de avenidas. Neste último sábado os bairros atendidos foram do Santa Adélia ao City Petrópolis, Parque do Horto, Cambuí, passando pelo Redentor, Miramontes, Santa Terezinha e outros adjacentes até o Jardim Planalto.

    Junto com móveis e os utensílios domésticos foram apanhados também, sofás, carcaças de aparelhos de TVs, pneus, lâmpadas, entre outros, que tem destinação específica e são reaproveitados. Nesta segunda-feira um caminhão voltou a fazer a operação rescaldo nos mesmos bairros, apanhando materiais que por alguma razão não foram recolhidos no sábado.

   A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente reitera à população que, além do Arrastão, mantém o serviço diário de coleta de inservíveis, mediante solicitação que deve ser feita pelo telefone: 3711-1440. Basta que o solicitante forneça o endereço e informe o tipo de material que deseja descartar. É uma contribuição também para diminuir os ambientes que favoreçam o armazenamento de água e focos do mosquito transmissor da dengue.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais