O auditório do Centro Uni-Facef ficou cheio na manhã dessa quinta-feira, para o acompanhamento das exposições iniciais da capacitação organizada pelas equipes do Programa Verde Azul, do Governo Estadual, através de sua Secretaria de Infraetrutura e Meio Ambiente. Além da Prefeitura de Franca, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Comitê da Bacia Hidrográfica do Sapucaí Mirim/Grande e CBH Pardo também participou da organização o Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana (Comam), realizam nesta quinta-feira o módulo II de capacitação do Programa Município Verde Azul.
Estiveram presentes representações de mais de 40 cidades da região, buscando orientações e se atualizando com as práticas desenvolvidas pelos municípios e projeções de curto e médio prazo, focadas na sustentabilidade e defesa da preservação ambiental. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador estadual da Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente, José Walter Figueiredo, expondo os objetivos buscados pelo Estado, empenhado em avançar nas boas práticas em todos os níveis.
A coordenadora de Educação Ambiental, Eliana Giuberti, que integra a equipe da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, fez uma exposição no início dos trabalhos, destacando o conjunto de ações em andamento, direcionadas para os serviços de limpeza de bocas de lobo, trabalho este pouco observado mas de grande relevância para a prevenção de enchentes. Uma outra temática diretiva sugerida foi a questão do Esgoto Tratado, onde a cidade também é referência nacional, com investimentos consistentes que garantem 100% do material coletado e tratado de forma adequada.
A programação do treinamento seguiu no período da tarde, com espaços reservados para que cada município mostrasse suas atividades. No final do ano o Governo Estado premia aquelas cidades que tiveram melhor desempenho ao longo do ano, apurados mediante análise de relatórios prévios que foram enviados a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.