O primeiro Ecoponto da cidade, localizado na Avenida São Pedro, s/n, no bairro City Petrópolis, está com as obras em andamento. Esse é um equipamento destinado ao recebimento sob vigilância e controle, de pequenas quantidades de resíduos sólidos, cujo objetivo é diminuir a destinação inadequada desses objetos em áreas públicas e ociosas na cidade, como por exemplo, restos de construções e outros materiais inertes.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mantém uma rotina diária de limpeza e remoção de entulhos nos diferentes pontos da cidade, especialmente, nas margens das rodovias de acesso a cidade e avenidas nos bairros mais distantes. Além desse Ecoponto no bairro City Petrópolis, um outro deve começar nos próximos dias a ser construído no Jardim Luíza, ambos na região Norte.
O investimento feito nessa primeira unidade, que já está parcialmente fechada com muros, com serviços de alvenaria, piso armado de concreto, é da ordem de R$ 235,1 mil, oriundos de recursos aprovados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente. A autorização para as obras foi dada pela Secretaria de Infraestrutura no começo deste mês e o prazo para o término é de 120 dias.
O terreno pertence à Prefeitura, está sendo fechado com muro e terá um portão único de acesso, através do qual haverá o controle do que deve ou não ser descartado, mediante autorização e acompanhamento de um profissional destinado para a função. Uma cabine coberta, instalações sanitárias e cozinha compõem o conjunto de equipamentos para o atendimento da pessoa responsável.
Jardim Luíza
Já com relação ao Ecoponto projetado para o Jardim Luíza, também na mesma região da cidade, o procedimento licitatório teve o seu trâmite regular. Após a análise técnica da Secretaria de Infraestrutura, foi publicado na edição desta terça-feira, do Diário Oficial do Município, o extrato do edital contendo o resultado com a empresa vencedora. O contrato deve ser assinado nos próximos dias para o início das obras.
O equipamento ficará localizado na Avenida Ida Zaninelo, altura do cruzamento com as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, no Jardim Luíza. O valor a ser pago pela execução dos serviços é de R$ 345.438,31 e também com prazo de 4 meses, contados da data da ordem de serviço.