Uma equipe da Prefeitura de Franca, representada pela Secretaria de Segurança e Guarda Civil Municipal, esteve na última quinta-feira, em Ribeirão Preto, participando de um encontro organizado pela Defesa Civil do Estado, sobre Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência. O intuito foi subsidiar os municípios, que integram essa região do Estado, para o enfrentamento das possíveis adversidades climáticas, em razão do período chuvoso que se aproxima.
Pela Secretaria de Segurança e Guarda Civil, estiveram o coordenador Maurício Gonçalves Rocha e o inspetor Luís Fernando Fernandes.
Coube ao Tenente PM Tiago Luiz Lourenço, diretor do Núcleo de Análise de Risco da Defesa Civil Estadual, discorrer sobre informações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, abordando aspectos como competência natural e integração das políticas setoriais e necessidade do Plano de Contingência no âmbito de cada município. Posteriormente, ele também destacou o Plano de Ação de Emergência (PAE), a elaboração participativa, o papel do Poder Público e sua integração com a sociedade. Logo, depois, coube ao engenheiro hídrico, Lucas Stefano Rissato, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), abordar questões sobre métodos para estimativa preliminar de manchas, sinais de inundação e outros subsídios para elaboração e colocação em prática do Plano de Contingência Municipal, de maneira a prevenir e evitar os problemas recorrentes, com inundações, em situações de chuvas.
Para Maurício Gonçalves, a prevenção é o melhor remédio e o Plano de Contingência, em casos de catástrofes referentes à segurança de barragens é fundamental para não haver perdas de vidas e danos materiais, bem como atualizar as informações, de acordo com as necessidades. Outro detalhe é a fixação das obrigações e funções dos entes envolvidos e a contribuição da sociedade. Esse conjunto de informações recebidas no evento serão replicadas para as equipes locais da Defesa Civil, buscando diminuir os riscos dessas ocorrências, pois quando consumadas, as consequências podem ser imprevisíveis.