O descarte inadequado de lixo é um problema ambiental e social grave que pode causar uma série de impactos negativos, como poluição do solo, da água e do ar, proliferação de vetores de doenças, e danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Para coibir essa prática, a Guarda Civil Municipal tem intensificado as fiscalizações naquelas locais conhecidos como “pontos viciados”, ou seja, terrenos ou áreas públicas ou particulares onde são descartados, de forma indevida, materiais e lixos.
Nesta semana, uma pessoa foi flagrada descartando uma grande quantidade de resíduos de madeira no Jardim Paulistano. O homem foi identificado e autuado conforme o Código Municipal de Meio Ambiente e o Código de Posturas.
De acordo com o inspetor da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Fernandes, no mês de janeiro, a corporação atendeu 23 denúncias de descarte de lixo. “Destas, 7 pessoas foram atuadas. A orientação para quem tem pequenas empresas como têxtil, calçado, marcenaria, é contratar pessoas especializadas que possam fazer o descarte correto em locais apropriados. O que normalmente ocorre é que essas empresas contratam carroceiros, pessoas que não têm cadastro nenhum para recolher e nem descartar esse lixo, e é onde acontece o descarte irregular por toda a cidade”, disse.
Para ajudar no combate a esse tipo de situação, a Guarda Civil tem utilizado drones para auxílio na identificação desses locais, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente, que identificou 109 pontos viciados de descarte. As multas para quem for pego realizando esse tipo de prática pode chegar a R$ 598 cada uma.
Em 2024, foram realizadas cerca de 280 autuações.
Denúncias
A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a contribuir com denúncias para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033.
Descarte Correto
As pessoas que precisarem realizar descartes de recicláveis e pequenas quantidades de restos de construção podem utilizar os Ecopontos, localizados no:
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1231.
Jardins Luíza: Avenida Ida Zero Zaninelo, s/n
Portinari: Avenida Hotto Paiva, quadra 34
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini
O atendimento é gratuito, de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos, das 8 às 14 horas. Ainda há o Aterro de Galho, localizado na avenida Sidney Romeu de Andrade que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.