A Secretaria de Meio Ambiente segue com suas equipes distribuídas em regiões diferentes da cidade, promovendo a limpeza dos espaços públicos e ao mesmo tempo recolhendo materiais.
Nesta segunda-feira, 6, equipes estiveram com roçadeiras e tratores com equipamento mecanizado do City Petrópolis ao Residencial Zanetti, nas regiões Norte e Sul da cidade, abrangendo praças, ruas e avenidas desses bairros. Também foram programados serviços na Avenida Severino Tostes Meirelles, no Distrito Industrial; na área de proteção ambiental do bairro João Liporoni; no entorno do Poliesportivo; na Avenida Santos Dumont e na Avenida Dom Pedro I, entre o Jardim Planalto e Residencial Moema.
Aliado a esse esforço diário de poda de gramados e roçada da vegetação mais alta em praças e canteiros de avenidas, é indispensável que a população também colabore nesse processo e faça a sua parte.
A Secretaria de Meio Ambiente orienta que a cidade conta com a coleta regular dos resíduos domiciliares em todas as regiões, com dias e horários previamente anunciados. Todo material é recolhido em caminhões e destinados ao aterro.
Entulhos
Com o foco em manter a cidade limpa e bonita, a Prefeitura mantém ainda uma frota de 4 caminhões e respectivas máquinas do tipo pá-carregadeiras, para uma tarefa que tem se tornado cada vez mais repetitiva: a recolha de entulhos de todo tipo, de sacos de lixo a restos de construções, que são atirados indevidamente em áreas livres nos diferentes pontos da cidade. Essa é uma prática que caracteriza crime ambiental e que sujeita os infratores as penalidades previstas no Código de Posturas e multa. Para denúncias de descarte irregular, ligue 153 (Guarda Civil).