Várias frentes de trabalho estão em andamento nesta semana, para os serviços de limpeza de praças, podas de gramados, canteiros de avenidas, margens de canais, floreiras e demais espaços públicos. Também caminhões caçamba foram acionados para recolha de materiais descartados de forma irregular em pontos da cidade, como a rua Comendador Nassim Melhem, no Residencial Baldassari e na região do Jardim Paulista.
Nesta quinta-feira, foram feitas raspagens e podas de floreiras nas avenidas Hélio Palermo e Major Nicácio, na praça da Vila Duque de Caxias, nos canteiros da avenida Presidente Vargas e Praça João Mendes. Na região central, as três principais praças, Dom Pedro, Nossa Senhora da Conceição e Barão recebem operações de limpeza desde segunda-feira.
Nas margens da rodovia vicinal 'Tancredo Neves', que liga Franca a Claraval, entre os bairros Santa Mônica e Jardim do Éden, o trabalho de poda e recolha dos resíduos continua sendo feito.
Nicola Rossano Costa, secretário de Meio Ambiente, alertou que o descarte irregular de lixo em áreas públicas é crime ambiental, passivo de punições conforme tem sido feito por equipes da Guarda Civil Municipal, quando constatam as infrações. Da mesma forma, a colocação de sacos de lixo residencial ou de comércios nas calçadas ou canteiros é uma prática proibida e deve ser denunciada através da Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033.