Contando com parte da estrutura do Jardim Zoobotânico, onde existe uma reserva considerável de mudas de diferentes espécies no ponto de serem replantadas, a Secretaria de Meio Ambiente aproveitando as condições climáticas favoráveis causadas pelo início das chuvas, prepara um conjunto de ações de revitalização de espaços públicos. O trabalho deve envolver também o replantio nos canteiros centrais das avenidas, onde em virtude da estiagem, as mudas acabaram não resistindo. Junto terão continuidade as ações educativas, com fixação de placas de advertência sobre a proibição de descarte irregular de lixo.
Um dos locais elencados pela Secretaria de Meio Ambiente para receber cuidados e os primeiros lotes de mudas é a área institucional do Jardim Palma, na avenida Leila Scarabucci Guimarães, onde no início de setembro, marcando a Semana da Árvore, houve o plantio simbólico de algumas mudas. A Polícia Ambiental também esteve presente, junto com moradores das adjacências. A área deve receber cuidados contínuos no tocante a limpeza e manutenção, cujo intuito em futuro breve, é transformá-la num centro de convivência, que atenda aos moradores daquela região, já contando no local com iluminação parcial e uma Academia ao Ar Livre.
Educação Ambiental
Com a retomada das chuvas, o solo úmido e uma situação climática propícia aos plantios, a Prefeitura pretende também retomar as visitas monitoradas ao Jardim Zoobotânico, atraindo alunos da rede de ensino, onde terão a oportunidade de conhecer a estrutura de viveiros e os cuidados para a formação das mudas. Os contatos para solicitação das visitas poderão ser feitos pelo telefone 3711-9439.
Os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente também estão ministrando palestras nas escolas, visando despertar nos estudantes, a importância que uma cidade bem arborizada tem para a melhor qualidade de vida das pessoas. Também compartilham informações sobre doações de mudas, que a Prefeitura faz no Zoobotânico para o plantio nas calçadas, com as orientações técnicas a respeito. Em especial, quanto ao porte e espécies recomendadas, pois de acordo com cada local, são oferecidas opções que não representem riscos a fiação elétrica e mesmo a estrutura de construções.
Recentemente, a convite das escolas, a equipe de Educação Ambiental esteve presente em atividades promovidas nas Escolas ‘Pedro Nunes Rocha’, no Jardim Alvorada e ‘Luiz Páride Sinelli’, no Parque Continental, em apoio a projetos pontuais desenvolvidos pelas educadoras desses estabelecimentos.