As equipes da Prefeitura estão realizando um trabalho preventivo de limpeza e reparos no Córrego Cubatão, aproveitando que o volume de água no leito está reduzido. Através da Secretaria de Meio Ambiente são feitas manutenções periódicas, com o intuito de prevenir problemas mais sérios, quando começam as chuvas.
Mas é nesse período de estiagem que os estragos se tornam mais fáceis de serem identificados, rachaduras nos paredões laterais dos canais e mesmo na base. De acordo com os técnicos encarregados pelo serviço, em um dos locais, que está recebendo os serviços, no Córrego Cubatão, altura da rotatória com a rua Saldanha Marinho, foram identificadas diversas fissuras entre o leito do canal e a estrutura de sustentação dos taludes.
A vegetação e outros materiais encontrados estão sendo retirados e no local será aplicado concreto, de modo a vedar possíveis infiltrações que possam levar ao assoreamento, dando causa até ao comprometimento das calçadas e mesmo pistas de rolamento. A exemplo do que está sendo feito no Córrego Cubatão, também estão na programação reparos no Córrego dos Bagres, que é margeado pelas duas pistas das Avenidas Hélio Palermo e Antônio Barbosa Filho.