A Prefeitura está intensificando o trabalho de limpeza pública por todos os setores da cidade, a partir da região central, onde vem concentrando ações nos calçadões, praças e ruas, com a raspagem e pintura de guias. As equipes também estão presentes nos bairros, como no Residencial Ana Dorotéia, realizando as podas nos jardins de uma praça da região, também no canteiro central da avenida Emílio Paludeto, que interliga a Vila Hípica ao Jardim Aeroporto 2, nas margens da avenida Ismael Alonso y Alonso, a partir do pontilhão ‘Dona Quita’, na Praça Zumbi dos Palmares, no Parque São Jorge e no Distrito Industrial.
Diariamente, dezenas de homens equipados com roçadeiras costais são distribuídos em diferentes regiões para cuidar dos espaços públicos e cada morador pode colaborar com este trabalho, destinando o lixo e materiais para os serviços de coleta.
Nos últimos meses, a Secretaria de Meio Ambiente dobrou a equipe responsável pelo serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo na cidade. Em média, são atendidas de 8 a 10 ocorrências por dia por cada equipe. A programação é atualizada, diariamente, cujo mapeamento é feito a partir das chamadas recebidas pelo telefone (16) 3711-9440 e nas identificações que são feitas pelas próprias equipes.
Na maioria dos casos, a obstrução é resultado de galhos, folhagens, sacolas plásticas, restos de construções e até utensílios domésticos. As regiões de baixada, nas margens dos córregos, têm maior incidência de obstruções e estão sendo priorizadas. Os bairros Jardins Aeroporto, Santa Bárbara, Paulistano, Brasilândia, Portinari, São José, Boa Esperança, tiveram ocorrência atendidas nos últimos dias.