Já estão em andamento as obras de construção do muro do Canil Municipal, que contempla o cercamento de toda a extensão da área que, anteriormente, era protegida por alambrados.
O projeto prevê a construção de um muro de alvenaria, com 450 metros de extensão e 2,5 metros de altura, além da instalação de espirais cortantes, com investimentos superiores a R$ 395.000,41, repassados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente. A execução dos serviços, que está sendo acompanhada pelas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, tem previsão de conclusão de 90 dias.
Éder Brazão, secretário de Meio Ambiente, informou que além da construção do muro, a unidade recebeu outras adequações, como cinco novas baias para o acolhimento de cães e uma área de sombrite para o abrigamento dos animais de grande porte. Atualmente, o local conta com monitoramento eletrônico por câmeras e o serviço de segurança desarmada, diariamente. "São melhorias importantes para garantir a segurança e a saúde dos cães e gatos comunitários, que são vítimas de maus tratos, oriundos de mandado judicial e ou agressivos, além dos animais de grande porte capturados soltos em vias públicas", disse.
Segundo o secretário, além dessas melhorias, o Canil deve receber ainda este ano, a construção de novas baias e cochos para equinos, em fase de elaboração de projeto, que serão construídos através de recursos de emendas impositivas da Câmara Municipal.
O secretário de Meio Ambiente destacou também que, atualmente, estão acolhidos no Canil Municipal, 21 cães e 21 animais de grande porte.
O Canil Municipal fica na rua José Gianesella, 415, no Bairro City Petrópolis. O telefone para contato é o (16) 3703-9389.
CAPTURA
O serviço de captura de animais de grande porte já retirou das vias públicas, desde o início das atividades, cerca de 220 animais, entre equinos e muares, que são encaminhados para o Canil Municipal. Após a notificação emitida aos proprietários, por meio de publicação no Diário Oficial do Município, com o prazo de cinco dias para a retirada dos animais, caso haja o descumprimento, eles são levados a leilão. Já foram realizados sete leilões, com 70 animais arrematados.
Éder Brazão informou que está marcado para o próximo dia 18, o segundo leilão deste ano, com a participação de 18 animais, sendo 14 equinos e 4 muares, às 09h30, na sede do Canil.
O Serviço de Captura de Animais de Grande Porte pode ser acionado pelos telefones da Guarda Civil (16) 3724-1033 e do Canil (16) 3703-9389.
CASTRAÇÃO
O Programa de Castração de Cães e Gatos, retomado em julho de 2.021 já atendeu até o mês de fevereiro, cerca de 2.000 animais. Além disso, está em andamento o processo licitatório para contratação de mais 3.000 castrações.
Para ter acesso ao serviço, um agendamento deve ser feito no Canil Municipal. Além da castração, os animais recebem um chip ou são tatuados para que o responsável seja identificado, em casos de desaparecimento.
CONVÊNIO HOSPITAL VETERINÁRIO
Na semana anterior, a Prefeitura assinou um termo de cooperação com o Hospital Veterinário da Universidade de Franca (Unifran), para oferecer serviços de atendimentos emergenciais para animais de pequeno, médio e grande portes, em estado de maus tratos, comprovado por laudo ou acidentados.
Os atendimentos serão prestados de segunda a sexta-feira, no horário das 08h30 às 17h, mediante encaminhamento do Canil Municipal.