A Vigilância Ambiental divulgou na última sexta-feira, 28, o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada neste em julho, em diferentes bairros e regiões da cidade. O trabalho objetiva identificar locais de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com base no encontro e análise de larvas nos imóveis.
A ação apontou que dos 4.192 imóveis visitados, foi encontrada larva do mosquito em apenas um deles, o que representa 0,02% na estatística e 966 criadouros. Com isso, Franca atingiu um índice satisfatório com relação à infestação e risco de transmissão de dengue.
De acordo com a Vigilância Ambiental, o resultado indica uma diminuição na oferta de mosquitos se comparado aos resultados dos meses de janeiro (1,34%) e abril (1,2%) deste ano, que eram considerados de alerta.
Dentre os criadouros mais encontrados, durante a visita dos agentes estão pratos/pingadeiras de plantas, garrafas retornáveis, latas, frascos, plásticos utilizáveis, baldes, consumo animal, pneus e vasos de plantas.
Para combater a dengue, a Prefeitura mantém agentes de controle de vetores uniformizados e credenciados, diariamente, realizando o trabalho de visitação, fazendo a eliminação de criadouros e orientando os moradores sobre a importância do descarte adequado de materiais.