Email  

Semana da Árvore é concluída com sucesso

Tamanho da letra:
WhatsApp Image 2021 09 27 at 10.05.45 
     A programação da Semana da Árvore foi encerrada no último sábado,  com diversas atividades realizadas no Jardim Zoobotânico, iniciadas com um Workshop sobre Fotografias e um tour pelo espaço e seus equipamentos. Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, atingiu plenamente os objetivos, levando àqueles que participaram das palestras, abordagens de rua para a distribuição de mudas e plantios, a uma reflexão sobre a atual realidade e como as árvores têm papel cada vez mais importante na qualidade do ar e da vida das pessoas, tanto no ambiente urbano, como no rural.
     Para o secretário da pasta, Éder Brazão, as diversas demonstrações proporcionadas pela Semana da Árvore, sinalizaram que é preciso ações permanentes e de toda a população, especialmente, num momento como o atual, de estiagem prolongada, falta de água e dados irreparáveis provocados pelas queimadas. Junto com as plantas, em muitos locais, afetando árvores antigas, nascentes, bambuzais, plantações agrícolas, foram e estão sendo castigadas milhares de aves e animais que vivem nas matas comprometidas. 
     O secretário diz que as expectativas foram superadas, com a participação muito ativa de toda a cidade, com bastante engajamento.  Segundo ele, as ações educativas continuam tanto nas escolas, quanto com a população em geral. Em breve será iniciado o concurso para a escolha do Mascote do Meio Ambiente e isso deve provocar uma grande participação da rede municipal de ensino. 
 
 
 
Encerramento no Zoobotânico
      A manhã de sábado foi rica em aprendizado, na sala do Núcleo de Educação Ambiental do Zoobotânico, onde ocorreram dois Workshops e depois uma visita monitorada. No dia anterior, sexta-feira, houve o ‘Delivery de Mudas’, em que centenas de mudas foram distribuídas e as pessoas receberam as orientações sobre os cuidados para o plantio. 
      As atividades no sábado foram abertas com a temática "Fotografias e a sua Importância no Meio Ambiente", em que o papel dos aparelhos celulares para o registro das belezas naturais e como meio de ajudar na fiscalização de atos infracionais mereceram destaques. No auditório do Núcleo Ambiental, o público ficou atento às explicações teóricas e práticas dadas pelo produtor de imagem, Bruno Marques e o fotógrafo Everton Calefe. No passeio, muitos dos participantes com celular ou máquinas procuravam assimilar o que ouviram a respeito, captando imagens raras de aves e plantas.
      Na sequência coube ao meliponicultor Ricardo Gonçalves, discorrer sobre  a ‘Interação entre Abelhas e Folhas’, ajudando no aumento da produção dos frutos e também no equilíbrio da natureza, focando o quanto são nocivas as queimadas e a importância de cada pessoa fazer sua parte para evitá-las.  E fechando o ciclo, a bióloga do Zoobotânico, Taís Zimak conduziu o grupo de participantes para uma visita monitorada pelo local, conhecendo a represa natural, viveiros de formação das mudas, o Vitas (Viveiro Transitório de Aves), que recebe as aves que são recolhidas pela Polícia Ambiental e ali cuidadas para o retorno ao seu ambiente, as colmeias de criação de abelhas e também ao novo Orquidário que está sendo revitalizado.  Ao final, os participantes receberam certificados.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais