A Prefeitura de Franca, através do Departamento de Ouvidoria, Corregedoria e Controladoria passou a fazer parte da Rede Nacional de Ouvidorias, conforme solicitação feita e aprovada, nos termos do que estabelece o Decreto 9.492/18 e a instrução da Controladoria Geral da União. Ao aderir à Rede Nacional de Ouvidorias, automaticamente, a cidade passa a integrar o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT), cujo objetivo é apoiar os membros da Rede na execução das atividades de ouvidoria.
Esse acesso a Rede de Ouvidorias representa um passo importante no processo de dar maior transparência às ações municipais e o trabalho realizado pela Controladoria e Corregedoria, com mais acessibilidade aos dados pelo público.
Para Ana Flávia Silva Souza, responsável pelo departamento, é um grande avanço para administração, tendo em vista que a lei 13.460 que instituiu uma série de requisitos para a Ouvidoria, incluindo um software, que irá auxiliar no recebimento das demandas dos munícipes, possibilitando inclusive o gerenciamento das suas solicitações.
Este é um sistema terceirizado pelo Governo Federal, o que proporciona mais segurança para denúncias anônimas, prática recomendada internacionalmente para o combate à corrupção.