Na próxima segunda-feira, 25, inicia-se no auditório II da Uni-FACEF o “1º Fórum Municipal de Políticas Sobre Álcool e Drogas: Direitos Humanos e Saúde Pública”. A programação será dividida para os dias 25 e 26 de junho. Organizado pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde e com o apoio de instituições que atuam na área, as palestras e atividades serão no sentido de proporcionar o conhecimento da realidade local e aprofundamento sobre essa questão tão presente na vida das famílias.
Dentre os objetivos desse Fórum consta estimular o debate acerca das políticas sobre drogas com foco em projetos inovadores de atenção e cuidados, evidências científicas e perspectivas políticas que tenham como fundamento a garantia e a promoção dos direitos humanos e da saúde pública. Durante esses dois dias serão discutidas questões muito presentes no cotidiano social, como prevenção, atenção e cuidado aos usuários de álcool e outras drogas, jovens e os contextos de uso, violência e encarceramento e redução de danos.
Com abertura prevista para às 19 h do dia 25, na unidade II do Centro Uni-Facef (Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José), o Fórum Sobre Álcool e Drogas será aberto a todo público interessado em conhecer mais a respeito do assunto. Mas terá também, como público específico aqueles profissionais do Sistema Único de Saúde-SUS, pesquisadores, prestadores de serviços, movimentos sociais, órgãos de segurança e a comunidade.
Programação
A programação começa no dia 25, à noite, com a recepção às 19 h, depois às 19h30 abertura pelas autoridades e a primeira palestra em seguida, focada no tema central “Álcool e Drogas: Panorama Atual das Políticas em Saúde Pública e Assistência Social no Município de Franca, com o médico e secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva. Na sequência, sobre “Atuação Sociomediadora do Ministério Público e Consensos Mínimos na Política Pública de Saúde Mental”, falará Eduardo Tostes, Promotor de Justiça da Saúde Pública da Comarca de Franca e assessor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.
Fechando as atividades da primeira noite, sobre a temática “A Demanda por Drogas Ilícitas: Onde Chegamos e Onde Queremos Chegar?”, com José Lourenço Alves como ministrante, que é Promotor de Justiça aposentado, especialista em Inteligência do Estado e de Segurança Pública, Mestre em Desenvolvimento Regional.
Para o dia 26 as atividades começam pela manhã, com quatro oficinas, todas elas no mesmo horário, a partir das 9 h e até por volta das 11h30, abordando temas como: “Redução de Danos: Uma Política Sobre Drogas para as Pessoas”, “A Importância das Políticas Públicas Intersensoriais na Reintegração do Dependente Químico à Sociedade”, “Acolhimento e Humanização no Cuidado em Saúde e Estratégias Terapêuticas” e “O Papel da Educação na Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas.”
Na tarde desse último dia do evento estão previstas junto com as apresentações das oficinas, discussões entre os presentes e votação das propostas, culminando com encerramento da programação.
Mais informações, tel. 3711-9476.