A Secretaria de Saúde continua com diversas iniciativas na Campanha “Setembro Amarelo”, em toda a rede pública municipal, com o objetivo de mobilizar e abranger o maior número de pessoas para valorização da vida.
Na próxima semana, o Ambulatório de Saúde Mental, que fica entre o Pronto-Socorro Infantil e o NGA, oferecerá dinâmica da caixa de sentimentos e atendimentos para a população. Na segunda-feira, 18, haverá Oficina de Lien C’hi e falas sobre os benefícios da atividade física na sala de espera, a partir das 8 horas.
Na quarta, 20, às 10 horas, terá início a Oficina de Música e uma roda de conversa sobre alimentação saudável. O encerramento acontece na sexta, 22, a partir das 8 horas, com distribuição de sementes de girassol e orientações sobre o cultivo, com explicações a respeito do significado desta flor que é o símbolo da vida.
Ao longo do mês, nas UBSs da cidade, haverá mobilização com a comunidade, ações em sala de espera com a distribuição de panfleto de orientação. Será feita decoração na cor amarela, como forma de despertar e chamar a atenção da população. Na terça-feira, 19, a unidade do Aeroporto 1, por exemplo, terá, às 9 horas, uma palestra do grupo “Saúde em Ação”, que tratará do tema “Gratidão à Vida”.
No dia 21, às 14 horas, haverá palestra de prevenção ao suicídio e nos dias 25 e 26, ações com médicas da unidade.
Além dessas unidades, a UBS Guanabara colocou uma “Caixinha do Desabafo” para que a população escreva o que está sentindo e se precisa de ajuda. Posteriormente, a psicóloga entrará em contato para atendimento da demanda que surgir.
Também estão sendo feitas ações nos dois CAPS, o Florescer (rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), voltado às pessoas com necessidades relacionadas a vícios com uso de álcool, crack e demais drogas, e o Renascer (rua Cavalheiro Petráglia, 181, Estação), pessoas acometidas com transtornos mentais, oferecendo atividades terapêuticas e tratamento medicamentoso, com auxílio na ressocialização. Com funcionamento 24 horas e equipes multidisciplinares, ambos estão com oficinas sobre saúde mental.