Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Casos de dengue caem de 2.416 para seis, após 1ª etapa do fumacê

 MVI 0307.MP4.00 00 09 20.Quadro001
     Um levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado pela Vigilância Ambiental nesta quarta-feira, 27, constatou uma queda brusca na quantidade de casos confirmados de dengue na cidade, nos últimos quatro meses, resultado das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
     Segundo os números apresentados, em março deste ano, a cidade registrou 2.416 casos de dengue, quantidade que caiu para apenas 6 casos neste mês até esta quarta-feira. A sequência de redução foi registrada também nos meses de abril, com 1.663 casos, maio, com 1.291 e em junho, 138 registros de dengue. 
     Caio Carvalho, diretor da Divisão de Vigilância em Saúde, informou que o conjunto de ações diárias realizadas pela Prefeitura, incluindo o trabalho de campo dos agentes de controle de vetores, com a visitação casa a casa nos bairros, o fumacê realizado em todas as regiões da cidade, o que possibilitou a quebra de transmissibilidade do vírus, nos bairros mais afetados, associado as atuais condições climáticas que desfavorecem o ciclo reprodutivo do mosquito, foram fatores importantes para a queda dos casos.
     Segundo ele, com os resultados alcançados, a primeira etapa do fumacê, que foi realizada no período de 28 de abril a 25 de julho, atendendo a 120 bairros, em todas as regiões da cidade, foi concluída, porém o trabalho dos agentes de saúde é permanente e continuará sendo feito, diariamente, por toda a cidade, com orientações sobre a prevenção e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito da dengue. "Todas as ações foram primordiais para a conquista desses resultados, sem contar o apoio da população, que recebe e acolhe as orientações dos nossos agentes, com muita atenção. Foi uma parceria muito importante, que deve ser permanente para evitarmos a proliferação da doença", ressaltou Caio Carvalho.
     Associado a este trabalho, a Prefeitura realiza o Projeto "Arrastão da Limpeza", sempre no último sábado de cada mês, atendendo a todas as regiões da cidade, com a recolha de materiais que são descartados pela população, como móveis velhos, latas, colchões, aparelhos eletrônicos, dentre outros. Neste sábado, 30, será realizada a 8ª edição deste ano, atendendo a 28 bairros, que formam a Região Norte, setor II, compreendendo dos Jardins Barão/Planalto até os bairros City Petrópolis, Ipanema, Cambuí, Redentor e adjacências, a partir das 07h30, onde os caminhões estarão recolhendo os materiais deixados sob as calçadas.
     Desde o início do ano até esta quarta-feira, 27, Franca registrou 5.891 casos de dengue e a confirmação de 14 óbitos pela doença.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 28, que contará com 5 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
    Na UBS Ângela Rosa, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES E PCD / 1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC
     Na UBS Santa Clara, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 3, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (40 anos ou mais), estarão disponíveis na UBS Horto, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 2ª 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
     A primeira, segunda e terceira doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis na UBS Brasilândia, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses, após a terceira dose.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 07 27 at 12.06.06 1
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
     Para esta quinta-feira, 28, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Aeroporto 1, Paulista, Progresso, Guanabara, Leporace e Luíza, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Paineiras, Esmeralda, City Petrópolis e Palma, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Santa Clara, Ângela Rosa, Horto e Brasilândia, das 8 às 16h. 
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Luíza, Guanabara, Leporace, Progresso e Paulista, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Saúde vacina mais de 890 crianças em creches

 WhatsApp Image 2022 07 26 at 16.36.11
     A Secretaria de Saúde prossegue com o trabalho de busca ativa nas creches parceiras da cidade, visando identificar as crianças que estão em atraso com as vacinas Influenza e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
    Segundo um levantamento realizado, desde o começo da ação até o dia 22, deste mês, foram vacinadas 892 crianças com os imunizantes, cujas pais e responsáveis autorizaram a aplicação das vacinas em atraso. Ao todo, foram visitadas 3.315 crianças e conferidas 1.539 carteiras de vacinação. 
     Nesta semana, as equipes das UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Estação, Santa Terezinha, Planalto, São Sebastião, Ângela Rosa, Progresso e Paulistano estão atendendo as creches, que estão em suas áreas de abrangência. Na primeira semana, anterior ao recesso escolar, foram atendidas as unidades localizadas no Jardim Paulista, Aeroporto 1, Leporace e Santa Clara.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou que essa ação está sendo realizada, em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação das crianças, na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos.
      Ela reiterou aos pais e responsáveis para que preencham e assinem o Termo de Autorização, que está sendo encaminhado pelas creches, onde deverão encaminhar também a Carteira de Vacinação, que será conferida e, caso tenha situação vacinal em atraso, será incluído um aviso ao Cartão de Vacina da criança. Portanto, é muito importante que os cartões de vacina de todas as crianças, mesmo àquelas que não irão receber a vacina Influenza, sejam enviados à creche para que possa ser feita a conferência. "Pedimos o apoio dos pais para que nos auxiliem neste trabalho, possibilitando que as crianças que ainda não foram imunizadas, possam receber as vacinas, visando facilitar para os pais que durante a semana, não têm a oportunidade de levar os seus filhos em uma unidade, devido a compromissos de trabalho e ao mesmo tempo, garantindo a proteção da saúde de nossas crianças", declarou Waléria Mascarenhas. 
     O trabalho está sendo realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, em contato com as creches das regiões de abrangência, organizam o cronograma, atendendo as 81 creches da cidade.
  A programação das Campanhas de Vacinação contra Influenza e Covid-19 é divulgada, diariamente e poderá ser consultada pelo site da Prefeitura- https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 e pelas redes sociais oficiais, Facebook (/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 27, que contará com 5 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
     Na UBS Ângela Rosa, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 3 e Santa Clara, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (40 anos ou mais), estarão disponíveis na UBS Horto, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 2ª 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
     A primeira, segunda e terceira doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis na UBS Brasilândia, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses, após a terceira dose.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais