A Secretaria de Saúde, através da equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação), está ultimando os preparativos para o Concurso Cultural "Parceiros da Saúde no combate ao Aedes aegypti”, que neste ano completa 10 anos.
O projeto, que teve início em 2.012, tem a coordenação da Vigilância Ambiental e é realizado, em parceria com a Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino e escolas particulares.
Paralelo as ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue realizadas pelas equipes de agentes de controle de vetores, este concurso objetiva conscientizar à população, a partir dos estudantes, como formadores e incentivadores da adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti, eliminando todos os possíveis criadouros e recipientes, que possam acumular água.
O cronograma do concurso terá início a partir do dia 1º de setembro, com o recebimento das inscrições pelos formulários do Google nos links: https://forms.gle/HfJXV5LF8UR5y4gH6 (Categorias Arte Gráfica, Slogan e Produção Textual) e https://forms.gle/9gkaN1QT16ky4ycx8 (Categorias Arte Visual e Conteúdo Digital), bem como, a entrega das produções originais até o dia 16, do próximo mês, na sede da Vigilância Ambiental (Av. Dr. Flávio Rocha, 4780 – Jardim Redentor), por meio de correspondência validada pela data do carimbo dos Correios ou entregue em mãos no mesmo local até às 16h. O edital contendo o regulamento do concurso poderá ser acessado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/noticias/saude/concurso-cultural-2022 .
Poderão participar, estudantes do Ensino Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, nas categorias Arte Visual, onde serão selecionadas as três escolas com a melhor mensagem em vídeo de conscientização e combate ao Aedes aegypti; Arte Gráfica, com a seleção de 12 desenhos informativos para prevenção e combate ao Aedes aegypti, que poderão ser usados no calendário anual da Vigilância Ambiental 2.023; Slogan, com a escolha de uma frase, que poderá ser utilizada, como tema da Campanha de Mobilização Social contra o Aedes aegypti; Produção Textual, onde serão selecionados dois textos estilo narrativo, com o tema: A turminha da Vigilância no combate ao Aedes aegypti e Conteúdo Digital, com a escolha de três canais de YouTube de grêmio estudantil, com as melhores produções de conscientização e mobilização na comunidade contra o Aedes aegypti.
A divulgação dos resultados está marcada para o dia 3 de outubro, com a exposição das produções vencedoras, no site da Prefeitura e no início de novembro, será realizada uma cerimônia para a entrega da premiação, que consiste em tablets, kits Podcast e Youtuber, camisetas, squeeze, jogos educativos, certificados de Honra ao Mérito Agente Multiplicador de Prevenção contra o Aedes aegypti, dentre outros.
No ano passado, participaram do concurso, mais de 7.600 alunos de 49 escolas da rede de ensino de Franca.
Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente, desde janeiro até esta terça-feira, a cidade registrou 6.171 casos confirmados para a dengue, com 14 óbitos.