Está em vigor desde esta segunda-feira, 15, o novo horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 19h. A medida foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira, como forma de facilitar o atendimento das pessoas que trabalham e não conseguem chegar em tempo hábil para buscar algum tipo de atendimento, já que as UBS funcionavam até às 18h.
Waléria Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, informa que nesse começo será feito um monitoramento de todos os locais para ver qual a demanda, as unidades com maior número de procura. Mas o certo é que com uma hora a mais de funcionamento, as pessoas poderão se vacinar, levar as crianças para serem medicadas e fazer toda a prevenção que se faz necessária.
A Secretaria de Saúde, com a ampliação do horário de funcionamento das UBS, pretende intensificar os atendimentos de enfermagem, como aplicação de vacinas contra a Covid-19 e os imunizantes de rotina disponíveis, diariamente, curativos, agendamento de consultas e outros procedimentos. As 4 unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) nos Jardins Palma, City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Luíza permanecerão com o funcionamento das 7 às 17h.
O prefeito Alexandre Ferreira reforçou que a próxima etapa será uma nova ampliação no horário das UBS, para a realização de consultas. Para isso, está em andamento um concurso público para a contratação de novos médicos. Junto com essa medida, ampliando em uma horário os atendimentos nas UBS, a Prefeitura confirma para os próximos dias o início da construção da mais nova UBS, no bairro City Petrópolis e outras duas, para os bairros São Domingos e Ana Dorotheia, tiveram a licitação feita na última semana. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 7 milhões para a construção dessas 3 unidades de saúde.