Após atender o Jardim Aeroporto 4 e as ruas do Comércio, Voluntários da Franca, Major Nicácio e Ismael Alonso y Alonso, na área central, no início desta semana, a programação do 'fumacê' prevê para esta quinta-feira, 25, a realização da ação em parte dos bairros São José, Baldassari e Acácias nas ruas Nelson Pressoto, Nab Haber, Major Mendonça, Carlos do Carmo e avenida Major Nicácio. O trabalho não é feito em todo o bairro, mas nos locais onde foram identificados mais casos da doença.
Durante a nebulização é recomendado que os moradores deixem portas e janelas abertas, para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas as vasilhas de água e comida dos animais de estimação devem ser cobertas.
O 'fumacê' integra as ações de combate e eliminação do mosquito da dengue na cidade. Diariamente, com a jornada de trabalho estendida após às 17 horas, os agentes de controle de vetores uniformizados e credenciados estão visitando as casas e estabelecimentos comerciais para a orientação à população.
Para este trabalho, as equipes de saúde contam com o apoio de 20 atiradores do Tiro de Guerra de Franca (TG 02-013), que estão percorrendo os principais corredores comerciais da cidade para a entrega de panfletos e material informativo, ressaltando a importância da vistoria nos imóveis, retirando os materiais que possam acumular água e servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, já foram atendidos pelo 'fumacê' desde o início do trabalho, cerca de 25 bairros.
Até esta quarta-feira, 24, Franca contabiliza 2.392 casos de dengue e nove óbitos, sendo três homens, com idades de 44, 84 e 77 anos, e seis mulheres com 72, 85, 74, 39, 29 e 64 anos. O último óbito registrado foi de uma mulher de 64 anos, que estava internada em hospital particular da cidade, ocorrido em 28 de março. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.