A Vigilância Ambiental divulgou nesta semana, a relação dos estudantes premiados na 10ª edição do Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, que é organizado, anualmente, com o objetivo de orientar, conscientizar e esclarecer à população sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Com números atualizados de 6.994 casos positivos da doença, na cidade este ano, a realização do concurso é uma forma de manter a população em alerta e orientada sobre como se prevenir, reforçando as ações de campo, que são contínuas. Elas consistem nas visitas as residências e comércios, conduzidas por um grupo de agentes de vetores e respectivos supervisores.
Neste período do ano, com o início das chuvas, recomenda Caio Carvalho, diretor da Divisão de Vigilância em Saúde, é indispensável que os cuidados sejam redobrados, onde as pessoas devem eliminar todo tipo de vasilha ou objeto, que possam acumular água e servirem de criadouros para o mosquito.
A manutenção periódica das caixas de água, calhas, vasos e outros objetos nos quintais e mesmo dentro das residências, ajuda no trabalho para a eliminação dos focos do Aedes aegypti.
Conteúdo digital até dia 25
Com a participação de 8,8 mil estudantes e 355 inscrições de 65 escolas, o Concurso Cultural é realizado todos os anos, com as participações das Secretarias de Educação, Saúde e Diretoria Regional de Ensino do Estado, focado em manter o assunto em pauta, para que sejam de conhecimento geral, as formas de prevenção, tendo estudantes e educadores, como multiplicadores dessas práticas.
Ao todo, os trabalhos foram distribuídos em categorias, sendo Artes Gráfica e Visual, Produção Textual e Conteúdo Digital. Na categoria frase/slogan do concurso, o vencedor foi o aluno Miguel Alvarenga Pereira, do 4º Ano, da Escola Estadual ‘Adalgisa São José Gualtieri’, do Parque Progresso/Vila Martha ("Eleja uma Ideia Legal – Dengue Fora do Quintal").
Na categoria Desenho, a autora premiada com a primeira colocação foi Sofia Maria Matos de Sales, do 3º ano, da EMEB ‘Olívia Correa Costa’, no Jardim Paineiras. Os dois textos escolhidos, abordando a questão da dengue e seus impactos na saúde pública, foram dos estudantes Dhanyelli Radi Fuga, do 5º ano, da EMEB Prof. Aldo Prata, no City Petrópolis e Isabela Fernanda Barati, do 6º ano, da Escola Estadual Hélio Palermo, no Jardim Dermínio.
Os organizadores lembram que para a categoria Conteúdo Digital, direcionada para alunos do 6º e 7º anos, portanto, das escolas estaduais, as inscrições seguem abertas até o próximo dia 25. Os alunos deverão produzir um vídeo educativo de curta duração e publicá-lo, através do grêmio de cada escola no canal do Youtube, onde a escolha será mediante o voto, curtidas e compartilhamentos, cujo acesso é feito pelo link do concurso:
https://forms.gle/9gkaN1QT16ky4ycx8
Premiação em novembro
De acordo com as Secretarias de Educação e Saúde, a premiação está inicialmente marcada para o início de novembro, no auditório da Secretaria de Educação, no Parque Francal. Serão premiados, os primeiros lugares das categorias: Arte Gráfica (Desenho), Slogan (frase), Texto 5º ano e Texto 6º ano, com 1 Tablet cada; os 11 desenhos (fevereiro a dezembro) receberão jogos. O mês de janeiro será ilustrado com o desenho 1º colocado. Lembrando que todos os selecionados das categorias Desenho, Frase e Texto receberão a produção emoldurada.
Na categoria Arte visual, a escola cuja produção receber mais votos será premiada, com brinquedos para o 1º lugar, 2º e 3º lugares. Na categoria Conteúdo Digital, serão selecionadas três escolas, sendo que o 1º lugar receberá o prêmio Kit Podcast e o 2º e 3º lugar, receberão o prêmio Kit Youtuber. Para essa categoria, as inscrições podem ser feitas até o dia 25, com divulgação do resultado a partir do dia 31.
Para este ano, a ideia é confeccionar o calendário impresso ‘Parceiros da Saúde’, cujas providências estão em curso, contemplando os 12 desenhos produzidos pelos estudantes, de janeiro a dezembro de 2023, contendo seus nomes e respectivas escolas.
Na categoria Arte Visual, as escolas primeiras colocadas foram EMEB 'Sueli Contini Marques' (1º lugar); Creche-Escola ‘Minoru Utuni' (2º lugar) e EMEB 'Rita de Cássia Calixto Xavier' (3º lugar).
Outras informações poderão ser obtidas pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.