A Secretaria de Saúde está realizando nesta semana, a Campanha 'Fique Sabendo', de testagem do HIV e Sífilis e junto ao que está previsto para ocorrer em todo o país, comemora na quinta-feira, 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Esses atendimentos, iniciados no Centro de Testagem e Aconselhamento (rua General Osório, 1417, centro), seguirão até o dia 7 de dezembro, de forma anônima e gratuitamente.
Durante os próximos dias, outras ações estarão acontecendo, com o intuito de difundir, junto à população, os serviços disponíveis por parte da Prefeitura, com o envolvimento de todos os profissionais, que atuam na área. Quanto ao 1º de dezembro, é uma data significativa que tem o propósito de colocar o assunto em pauta e alertar toda a sociedade sobre essa doença e formas de evitá-la, com prevenção e o tratamento adequado.
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada, anualmente, desde 1988, no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde, que fixou a data de comemoração. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente, por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes.
A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico está debilitado. É uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica com o organismo mais vulnerável, sujeito a outras doenças, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse período de fraqueza.
Cronograma para os Testes Rápidos
A Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids, trabalha de forma articulada com o Programa Estadual de DST/AIDS-SP e esta é a 15ª edição da Campanha Fique Sabendo, para testagem do HIV e da Sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA.
Entre os dias 29 e 30, deste mês e de 1º a 7 de dezembro, o atendimento segue sendo prestado das 8h às 17h, no CTA. No sábado, 3 de dezembro, o atendimento será das 8h às 15h, no mesmo endereço. Depois de realizado o teste, com a identificação de algum anormalidade, o usuário recebe orientação e é encaminhado para o tratamento.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3724-3920.