Com o objetivo de facilitar o acesso de pacientes aos atendimentos de Psicologia na rede de Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura iniciou um novo sistema para o agendamento de consultas, que está em vigor deste a última semana.
A partir de agora, as pessoas que necessitarem de atendimento com psicólogos, deverão procurar uma UBS ou ESF (Estratégia de Saúde da Família) de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 19h, tendo em mãos o encaminhamento médico da rede SUS e um documento de identidade para inserção no sistema de informação. Desta forma, semanalmente, serão liberadas novas vagas e a equipe da UBS irá convocar novos pacientes, que estão aguardando por atendimento, avaliando a data em que a pessoa solicitou a vaga, dia do encaminhamento e grau de prioridade que o médico estabeleceu. O contato será feito através de telefone, por isso é essencial que as pessoas mantenham o seu cadastro atualizado.
Anteriormente, o agendamento era feito uma vez por mês, em dia determinado, onde as pessoas entregavam o encaminhamento na unidade e a quantidade de agendamentos era feita conforme o número de vagas liberadas para aquele mês.
O atendimento de Psicologia é prestado em todas as 16 UBSs, sendo: Aeroporto I, Aeroporto III, Ângela Rosa, Brasilândia, Guanabara, Estação, São Sebastião, Luíza, Leporace, Santa Clara, Santa Terezinha, Horto, Planalto, Paulista, Paulistano e Progresso.
Segundo a Secretaria de Saúde, a Atenção Básica visa possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao Sistema, inclusive das pessoas que demandam um cuidado em saúde mental. Quando se fala do trabalho do psicólogo neste nível de atenção, entende-se que a atuação não deve se limitar a uma prática curativa e individualizada, mas também se pautar em ações que promovam a autonomia, conscientização e empoderamento dos indivíduos e comunidades, oferecendo a possibilidade de promover mudanças em suas vidas.
Além das psicoterapias (individuais e em grupo) os psicólogos também oferecerão Grupos de Apoio nas unidades. Este grupo é aberto e tem o objetivo desenvolver ações de promoção de saúde mental e acolher os pacientes que aguardam por atendimentos. A participação no Grupo de Apoio é aberta e livre, respeitando o desejo do paciente. Mais informações sobre dias e horários, poderão ser obtidas na UBS mais próxima da casa.
Ainda de acordo com a secretaria, em 2023 foram realizados 25.714 agendamentos de Psicologia, sendo que a média mensal é de 1.545 atendimentos.