A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, participará, de 11 a 16 de novembro, da 'Semana de Mobilização contra as Arboviroses', promovida pelo Governo de São Paulo. O objetivo é prevenir e conscientizar a população sobre as ações necessárias para prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Para isso, agentes de combate às endemias farão visitas às casas e estabelecimentos comerciais com uma campanha de conscientização com distribuição de panfletos, buscando prevenir as doenças. Também acontecerão rodas de conversa com o público do Programa "Saúde em Ação", em parceria com as UBSs Guanabara, Progresso e Jardim Aeroporto 1.
A Vigilância também disponibilizará cartazes e panfletos nas Unidades Básicas de Saúde e nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).
O órgão recomenda que a população contribua, evitando criadouro do mosquito, através de ações como: eliminar prato com vaso de plantas para não ter acúmulo de água; deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura; tirar dos quintais objetos que acumulam água, como potes e garrafas e manter o lixo reciclável em saco fechado e em local coberto.