Email  

Saúde

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para sexta-feira, 10, estarão disponíveis as UBS's Paulistano, Luíza, Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Santa Terezinha e Guanabara, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 8 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza 
     Para sexta-feira, 10, a Campanha de Vacinação contra a Influenza continuará atendendo os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, nas UBS's Aeroporto 3, Leporace, Santa Clara, Planalto, Progresso, Horto, Paulista e Estação, das 8 às 16h.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Paulistano, Luíza, Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Santa Terezinha e Guanabara, no horário das 8 às 16h.
     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Aeroporto 3, Leporace, Santa Clara, Planalto, Progresso, Horto, Paulista e Estação, no horário das 8 às 16h.
 
 

Consultas de ginecologia continuam registrando faltas acima de 33%

 DSC 2063
     Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde apontou que as ausências de pacientes nas consultas de ginecologia continuam altas, acima de 33%.
     Só para se ter uma ideia, no período de 30 de maio a 4 de junho, foram feitos 302 agendamentos, sendo que 202 pessoas compareceram e 100 faltaram, o que representa 33,11%. Nos retornos de pacientes, nas 132 consultas agendadas, 20 pacientes não compareceram.
     Desde o início do Programa 'Mais Consultas', em dezembro de 2.021 até o momento, já foram oferecidas 6.629 consultas e destas, 2.529 pacientes faltaram, registrando um absenteísmo ainda maior de 38%.
    Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reforçou que a partir deste mês e nos próximos, julho e agosto, a Prefeitura vai oferecer mais 3 mil consultas, sendo 1.000 a cada mês, com o objetivo de atender a demanda existente.  Porém, mesmo com a ampliação dos atendimentos, é essencial que as pessoas mantenham seus cadastros atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como telefones e endereço, visando facilitar a localização. 
     Segundo ela, a secretaria está enfrentando dificuldades para entrar em contato com as pacientes, que não atendem às ligações e diante disso, iniciou na última semana, os contatos com as mulheres, que estão na lista de espera das unidades, também aos sábados, visando o agendamento das consultas. Se após o terceiro contato, não for possível localizar as pessoas, as solicitações serão retiradas da lista de espera.  "É muito importante que as pacientes fiquem atentas aos contatos da secretaria para que as consultas sejam agendadas e elas recebam o atendimento ginecológico", disse.
     Atualmente, duas empresas estão credenciadas, por meio de chamamento público para a prestação dos serviços, sendo que, em uma delas, as consultas previamente agendadas são oferecidas às segundas-feiras, das 7 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h. A outra empresa oferece os atendimentos às terças-feiras, no período da tarde, na UBS Luíza e na manhã de sexta-feira, na UBS do Jardim Planalto.
      A Secretaria de Saúde solicita para que as pacientes compareçam às consultas ou avisem com antecedência, ocorrendo algum impedimento de última hora, pois, desta forma, outra paciente pode ser incluída e atendida. Os telefones para contatos são (16) 3707-4900 ou 0800-540-9000.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 9, que contará com 8 postos de atendimento, funcionando das 8 às 16h:
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta quinta-feira, 9, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Estação, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac, estarão disponíveis nas UBS's Planalto e Progresso, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais, quarta dose para idosos, com 50 anos ou mais e profissionais de saúde, além da quinta dose para imunossuprimidos para pessoas, com 50 anos ou mais da vacina Pfizer poderão ser recebidas nesta quinta-feira, nas UBS's Aeroporto 3, Leporace e Santa Clara, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
      Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. 
     Para receber a 4ª dose, as pessoas com 50 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose. 
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) PROFISSIONAIS DE SAÚDE/ 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) -  CORONAVAC
     A primeira, segunda e terceira doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais e quinta dose para Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Coronavac, seguem disponíveis nas UBS' Planalto e Progresso, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
      A primeira, segunda e terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais e profissionais da saúde, além de Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Astrazeneca, seguem disponíveis na UBS Horto, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS)  - JANSSEN
     A primeira e a terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais  e profissionais de saúde, além de Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Janssen, seguem disponíveis na UBS Paulista, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 06 08 at 12.38.20 1
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para quinta-feira, 9, estarão disponíveis as UBS's Paulistano, Luíza, Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Santa Terezinha e Guanabara, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 8 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza 
     Para quinta-feira, 9, a Campanha de Vacinação contra a Influenza continuará atendendo os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, nas UBS's Aeroporto 3, Leporace, Santa Clara, Planalto, Progresso, Horto, Paulista e Estação, das 8 às 16h.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Paulistano, Luíza, Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Santa Terezinha e Guanabara, no horário das 8 às 16h.
     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Aeroporto 3, Leporace, Santa Clara, Planalto, Progresso, Horto, Paulista e Estação, no horário das 8 às 16h.
 

Vigilância prepara campanha do Concurso ‘Parceiros da Saúde’

banner concurso cultural 
     Além das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, com o trabalho de campo feito pelos agentes de vetores e a realização de nebulizações (fumacê), a Vigilância Ambiental prepara o X Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’. Essa é uma iniciativa anual, que faz parte do projeto ‘Cidadão Multiplicador’, que busca envolver educadores, estudantes e seus familiares nos esforços de combate ao mosquito Aedes Aegypti, através de ações educativas conduzidas em sala de aula.
     Para essa que será a décima edição do concurso, os organizadores estão com algumas novidades, dentre elas, a inserção do ‘Troféu Inspiração’. O trabalho, a exemplo das ocasiões anteriores, envolve as secretarias de Saúde e Educação, com a participação ainda da Diretoria Regional de Ensino, vinculada ao Governo Estadual.
 
 
Premiação por categoria
     Embora as inscrições estejam previstas apenas para setembro, a intenção é iniciar a divulgação a partir deste mês, com a fixação de cartazes e a entrega de folders nas unidades de ensino, para que os professores elaborem seus planejamentos. Estão previstas 4 categorias, sendo:
 
Arte Visual (em que serão selecionadas 3 escolas com a melhor mensagem em vídeo de conscientização e combate ao mosquito). Nessa categoria, poderão participar as escolas, com estudantes matriculados da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental, nas redes pública e particular do município; 
 
Arte Gráfica (serão escolhidos 12 desenhos informativos sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, que poderão ser utilizados na confecção do Calendário Anual da Vigilância Ambiental, ano 2023). Poderão se inscrever nessa categoria, estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, das redes públicas e particular do ensino;
 
Produção Textual - proposta que visa escolher dois textos, no estilo narrativo, com o tema ‘A Turminha da Vigilância no Combate ao Aedes aegypti’. Um desses textos será escolhido entre os alunos do 5º ano e o outro entre os estudantes do 6º ano.  
 
Conteúdo Digital – Escolher 3 canais de YouTube de Grêmio Estudantil, com as melhores produções de conscientização e mobilização na comunidade contra o Aedes aegypti. Nesse item, poderão se  inscrever o Grêmio Estudantil representativo com alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e a classificação se dará, através de números de inscritos, associado as visualizações e likes. As inscrições serão recebidas no período de 1º a 16 de setembro.
 
Premiação
     A premiação para este ano, em cerimônia programada para novembro (Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti), na Secretaria de Educação, contempla além do Troféu Inspiração, tablets, camisetas ou squezze, brinquedos, jogos, kits de podcast e youtuber, além de agendas personalizadas e certificado de honra ao mérito. 
 
 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais