Um levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado pela Vigilância Ambiental nesta quarta-feira, 27, constatou uma queda brusca na quantidade de casos confirmados de dengue na cidade, nos últimos quatro meses, resultado das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Segundo os números apresentados, em março deste ano, a cidade registrou 2.416 casos de dengue, quantidade que caiu para apenas 6 casos neste mês até esta quarta-feira. A sequência de redução foi registrada também nos meses de abril, com 1.663 casos, maio, com 1.291 e em junho, 138 registros de dengue.
Caio Carvalho, diretor da Divisão de Vigilância em Saúde, informou que o conjunto de ações diárias realizadas pela Prefeitura, incluindo o trabalho de campo dos agentes de controle de vetores, com a visitação casa a casa nos bairros, o fumacê realizado em todas as regiões da cidade, o que possibilitou a quebra de transmissibilidade do vírus, nos bairros mais afetados, associado as atuais condições climáticas que desfavorecem o ciclo reprodutivo do mosquito, foram fatores importantes para a queda dos casos.
Segundo ele, com os resultados alcançados, a primeira etapa do fumacê, que foi realizada no período de 28 de abril a 25 de julho, atendendo a 120 bairros, em todas as regiões da cidade, foi concluída, porém o trabalho dos agentes de saúde é permanente e continuará sendo feito, diariamente, por toda a cidade, com orientações sobre a prevenção e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito da dengue. "Todas as ações foram primordiais para a conquista desses resultados, sem contar o apoio da população, que recebe e acolhe as orientações dos nossos agentes, com muita atenção. Foi uma parceria muito importante, que deve ser permanente para evitarmos a proliferação da doença", ressaltou Caio Carvalho.
Associado a este trabalho, a Prefeitura realiza o Projeto "Arrastão da Limpeza", sempre no último sábado de cada mês, atendendo a todas as regiões da cidade, com a recolha de materiais que são descartados pela população, como móveis velhos, latas, colchões, aparelhos eletrônicos, dentre outros. Neste sábado, 30, será realizada a 8ª edição deste ano, atendendo a 28 bairros, que formam a Região Norte, setor II, compreendendo dos Jardins Barão/Planalto até os bairros City Petrópolis, Ipanema, Cambuí, Redentor e adjacências, a partir das 07h30, onde os caminhões estarão recolhendo os materiais deixados sob as calçadas.
Desde o início do ano até esta quarta-feira, 27, Franca registrou 5.891 casos de dengue e a confirmação de 14 óbitos pela doença.