Email  

Saúde

Campanha “Fique Sabendo” já realizou mais de 100 exames

WhatsApp Image 2021 10 29 at 15.41.44 
     A Secretaria de Saúde iniciou na última segunda-feira, a Campanha “Fique Sabendo”, disponibilizando para homens e mulheres o acesso aos serviços de saúde, totalmente gratuitos, com testes rápidos para doenças do tipo HIV, Sífilis e Hepatite B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).  Até o momento, foram realizados mais de 100 testes, desde o início da campanha. 
     O atendimento se estenderá até esta sexta-feira, das 8 às 17h e no sábado, das 8 às 13h. Os interessados poderão comparecer, portando um documento de identidade com foto, realizar o cadastro e efetuar a coleta do material para o exame. O resultado poderá ser conhecido, minutos depois, no mesmo local. Todas as informações serão mantidas em sigilo. 
     A campanha tem o objetivo de destacar a importância do diagnóstico precoce para a prescrição dos tratamentos. As pessoas que não puderem comparecer neste período de campanha, poderão ir ao CTA, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h.
     O Centro de Testagem e Acolhimento fica na rua General Osório, 1417, centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-3920

Saúde avança na imunização contra a Covid-19

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde informou que até esta segunda-feira, foram ministradas 538.417 doses, sendo 288.509 destinadas para a primeira dose, 228.903 para a segunda aplicação e para a dose adicional, 21.005 unidades. Os números indicam, que até o momento, 84% da população recebeu, pelo menos, uma dose da vacina e 67% tomaram as duas doses.   
     Para esta quarta-feira, 10, a programação da imunização contra a Covid-19, contempla a aplicação da primeira dose para as pessoas de 12 a 17 anos, nas UBS Paulista, Progresso, Santa Terezinha, Estação, Ângela Rosa e Planalto, no horário das 07h30 às 16h. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .   
    Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
   As pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a primeira dose nas UBS Aeroporto 1, Luíza, São Sebastião e Brasilândia, no período das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
     A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
        Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continuará nesta quarta-feira, nas UBS Paulista, Progresso, Santa Terezinha, Estação, Ângela Rosa e Planalto, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
         As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta quarta-feira, nas UBS Paulista, Progresso, Santa Terezinha, Estação, Ângela Rosa e Planalto, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
          A segunda dose da Astrazeneca estará disponível nas UBS Guanabara e Horto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
        A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBS Aeroporto 1, Luíza, São Sebastião e Brasilândia.
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
       A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quarta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
        O atendimento será prestado nas UBS Paulista, Progresso, Santa Terezinha, Estação, Ângela Rosa e Planalto, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
        As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
        São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
       A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses,  está prevista para as UBS Paulista, Progresso, Santa Terezinha, Estação, Ângela Rosa e Planalto, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
       A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 
       Para esta quarta-feira, 10, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 3, Leporace, Paulistano e Santa Clara, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
       Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 
 

Campanha "Novembro Azul" orienta sobre a prevenção ao câncer de próstata

novembroazul Prancheta 1 
     Depois das atividades que marcaram o Outubro Rosa, de orientações e prevenção ao câncer de mama, desde o começo deste mês, as equipes de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde estão com ações voltadas para a Campanha Novembro Azul, destinada aos homens, sobre a prevenção do câncer de próstata. 
     O secretário municipal da pasta, Lucas Souza, ressalta a importância da identificação precoce da doença, pois quando diagnosticada em estágio inicial, as possibilidades de tratamento são maiores.
     A Prefeitura preparou folhetos e banners com informações claras e de fácil compreensão, sobre os cuidados que os homens devem observar.  Informa que cerca de 70% dos homens não costumam ir ao urologista realizarem o exame de rotina. Esse material estará sendo disponibilizado aos usuários em todas as recepções das Unidades Básicas de Saúde e demais repartições. O intuito dessa mobilização é o de conscientizar a população, especialmente, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença.
    Durante todo o mês, estarão sendo realizadas ações de esclarecimento sobre a doença, inclusive com palestras temáticas com os grupos de pacientes que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas, com os chamados Dias ‘D’. As equipes da UBS São Sebastião programaram atividades para esta quinta-feira, 11, a partir das 8h, quando o tema será abordado em palestra com os usuários.
 
A data
    O histórico do Novembro Azul, que no Brasil começou a ser realizado em 2.008, tem suas origens na Austrália, onde foi iniciado em 2.003. Isso porque o mês de novembro foi escolhido em razão da comemoração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17. O exame é recomendação para as pessoas com 45 anos ou mais, com fatores de riscos e para homens com 50 anos ou mais, sem setores de risco.

Vigilância Ambiental orienta sobre descarte correto de pneus

pexels magda ehlers 1301410 
     Em virtude da Semana Estadual de Mobilização para a prevenção das Arboviroses, iniciada na segunda-feira, a Vigilância Ambiental está com ações e atividades para a orientação da população sobre o descarte irregular de pneus. 
     O descarte inadequado traz graves danos para o meio ambiente e para a saúde pública, considerando que os pneus, armazenados em local descoberto ou destinados em locais que possam acumular água, são potenciais criadouros para o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, o Aedes Aegypti. Para colaborar para a solução desse problema, o munícipe que tenha um pneu em desuso e necessite descartá-lo, pode entregá-lo nos vendedores ou revendedores da marca do mesmo, pois esses locais encaminharão o pneu para a destinação ambientalmente correta.
 
 
Programação 
     Um dos objetivos da semana é promover o esforço concentrado e simultâneo, em todos os municípios do Estado, com o intuito de reduzir a incidência de infestação do mosquito Aedes Aegypti.  
     A programação iniciada na última segunda-feira, contou com um encontro para a orientação sobre o descarte, ambientalmente, correto de pneus, com toda a equipe da Vigilância Ambiental, no salão de reuniões da Secretaria de Saúde.
     Até sexta-feira, estão previstas visitas externas das equipes técnicas para observação e análise do local e procedimento de recepção, acondicionamento e encaminhamento dos pneus no Aterro Sanitário e em pontos estratégicos que realizam atividades relacionadas ao descarte desses materiais. 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais