Email  

Saúde

Ações preventivas conscientizam usuários da UBS do Jardins Aeroporto III e IV

 

ESF Aero4 julho 17 Medium

      A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Aeroporto III e IV, na região sul da cidade, onde também funciona um núcleo ESF (Estratégia de Saúde da Família), vem realizando encontros periódicos de promoção e valorização da saúde dos seus usuários.

     De acordo com a diretora da Unidade Sônia Pucci, a iniciativa visa dar à população usuária da UBS e ESF, orientações sobre como prevenir e evitar doenças, principalmente respiratórias, muito comuns nesta época de estiagem das chuvas e, consequentemente, tempo seco.  “Toda oportunidade que temos de contribuir com os usuários tem que ser aproveitada, então, enquanto aguardam na recepção para ser atendidos, promovemos as ações de conscientização e prevenção”, disse a dirigente.  

     Nas últimas semanas foram organizadas atividades em Educação em Saúde, com a participação dos servidores da UBS e do médico do núcleo ESF Victor Manuel Paneque Valenciano, que faz parte da equipe do programa Mais Médico. Entre as ações estão informações e orientações preventivas sobre as doenças respiratórias, alimentação adequada, ingestão regular de medicação prescrita (principalmente, pessoas idosas), e criação de hábitos saudáveis.

     A UBS do Aeroporto III e IV, atende também o Jardim Santa Bárbara e adjacências, e está localizada na rua Denizar Trevisani, s/n, funcionando diariamente das 7h às 19h.

     Mais informações pelo telefone (16) 3701-7177.

Secretaria de Saúde amplia testes de sorologia para Hepatite C

 

testes rapidos Medium

     O CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento –, unidade da Secretaria de Saúde, está promovendo campanha para sorologia da Hepatite C. Embora tenha foco na Hepatite C, doença silenciosa que tem apresentado números significativos de infectados em todo o país, o CTA também está com equipes reforçadas para testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B.  

     Instalada na rua General Osório – Centro, ao lado do prédio da antiga AEC, e com quadro multidisciplinar ampliado, o CTA está com maior agilidade no fluxo de atendimentos para confirmação e tratamento da Hepatite C, oferecendo também orientações de como se portar em caso de confirmação, não só da hepatite C, mas também das demais moléstias testadas.

     A Secretaria de Saúde informa que além de aumentar o atendimento no CTA, está descentralizando os atendimentos, e esses testes já estão sendo realizados em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), entre elas as UBS do Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Parque Progresso, Jardim Aeroporto III, Jardim Aeroporto I e Vila São Sebastião.

     Mais informações pelo telefone (16) 3724-3920.

Café da Manhã Solidário integra usuários e servidores na UBS da Vila São Sebastião

 

Café com usuários na UBS São Sebastião 17.7.17 Medium

     A equipe de servidores da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila São Sebastião, região oeste da cidade, realizou na sexta-feira 14, um café da manhã especial, promovendo a interação entre usuários e servidores da repartição. Chamado de Café da Manhã Solidário, a ação objetivou o fortalecimento de vínculos, melhorar o ambiente interno e humanizar a relação paciente/servidor.  

     Na UBS passam em média, de 250 a 300 pessoas por dia em busca dos mais diversos atendimentos e de acordo com uma das responsáveis pela iniciativa, a ação teve início tão logo a UBS foi aberta, com as pessoas sendo recebidas na recepção central com uma mesa com variados tipos de bolos, café, leite e biscoitos.  Os produtos foram adquiridos mediante a cotização dos profissionais que ali trabalham e o auxílio de alguns usuários, que ao tomarem conhecimento da receptividade logo se dispuseram a participar.

     A equipe da UBS/São Sebastião, fica localizada na rua Major Moura Mattos, funcionando diariamente das 7h às 19h, e também foi palco de uma importante ação, desta vez socioambiental, com a aquisição de canecas de louça em substituição aos descartáveis, iniciativa da UBS da Estação “copiada” pela UBS/São Sebastião. 

Mensagens facilitam consultas no NGA e AME

 

ame Medium

     Empenhada em colocar em prática as novas ferramentas que possam facilitar a vida das pessoas, a Secretaria de Saúde de Franca acaba de implantar um serviço de envio de mensagens para pacientes que tem suas consultas agendadas no NGA e AME, ou seja, exclusivamente para o serviço de Especialidades Médicas. É uma medida resultado de acompanhamentos e muito diálogo com os usuários, que busca estreitar cada vez mais a relação entre eles e Serviço Público e quando não há celular, o contato é feito via telefone fixo.

     Um outro objetivo é diminuir a demanda de pessoas ligando para o Núcleo de Gerenciamento de Vagas, que disponibiliza dois telefones, os quais são utilizados da Secretaria de Saúde para o público alvo e para o agendamento de retorno acima de 60 dias após a consulta. Daí ser comum muitas pessoas tentarem ligar e encontrá-los sempre ocupados. Conforme já mencionado, além das mensagens, o Núcleo de Gerenciamento de Vagas (setor responsável pelas especialidades médicas do município de Franca), faz ligações telefônicas lembrando o paciente da consulta agendada até sete dias antes da data da consulta. Importante lembrar que, para o atendimento com especialista é imprescindível a apresentação do encaminhamento médico. 

     Estes serviços são primeiramente para evitar com que pacientes se locomovam para agendamento de suas consultas e também para mantê-los informados, diminuindo assim as faltas.  Recomenda-se também que o usuário, não podendo comparecer a uma consulta agendada, entre em contato e avise. Isso permite que outra pessoa possa ser colocada no lugar.

     

    Atualização Cadastral

    O paciente tem como referência a Unidade Básica de Saúde da sua região para atualizar seus dados pessoais. As equipes do Núcleo de Gerenciamento de Vagas reiteram o pedido para que, havendo mudanças, procurem atualizar as informações, principalmente os telefones (meio pelo qual os pacientes são avisados da consulta), para que o novo serviço seja eficaz.

    A sistemática implantada, através do Núcleo de Gerenciamento de Vagas, de acordo com o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, já produz resultados, diminuindo consideravelmente o número de pacientes na espera por consultas. Ele lembra que no começo do ano haviam quase 12 mil consultas distribuídas pela rede de 14 UBS, anotadas em fichas manualmente, as quais foram transferidas para esse Núcleo, que tecnicamente é denominado de SIGS (Sistema Integrado de Gestão de Saúde).

Vacinação contra gripe atinge 68,5 mil pessoas e segue na Rede Municipal de Saúde

 

vacinacao contra a gripe Medium

     Números divulgados pela Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde, indicam que 68,503 mil pessoas foram vacinadas contra gripe em Franca, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Embora seja um número considerável, ainda está abaixo da meta para o município, que é de aproximadamente 88,407 mil pessoas. O problema não está apenas em Franca, pelo contrário. Em nível nacional e estadual, a situação se repete, apresentando a grande maioria das cidades longe dos objetivos propostos pela campanha.  Com a sobra de vacinas, os governos estaduais, por orientação do Ministério da Saúde, têm autorizado os municípios a darem continuidade na vacinação, embora, oficialmente a campanha já tenha se encerrado.  

     Assim, considerando-se a quantidade de vacinas disponíveis, a Divisão de Imunização do Estado de São Paulo orientou os municípios para continuarem com a vacinação, mas atendendo apenas os grupos prioritários, decisão que Franca vai acompanhar, abrangendo os seguintes grupos:  

  • - Crianças entre 6 meses a 5 anos de idade;
  • - Gestantes;
  • - Puérperas;
  • - Indígenas;
  • - Trabalhadores da Saúde;
  • - População Privada de Liberdade;
  • - Funcionários Sistema Prisional;
  • - Doentes Crônicos;
  • - Idosos;
  • - Professores;
  • - As pessoas entre 55 e 59 anos de idade;
  • - Policia Federal, Militar, Civil e Guarda Municipal;
  • - Bombeiros;
  • - Funcionários do Poupa Tempo;
  • - Funcionários dos Correios;
  • - Defesa Civil;
  • - Ministério Público (Promotor);
  • - Procuradoria Geral (Procurador);
  • - Defensoria Pública;
  • - Doadores de Sangue e de Medula;
  • - Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns;
  • - Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua;
  • - Cuidadores de idosos e crianças;
  • - Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior;
  • - Funcionários das Creches;
  • - Trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos;
  • - Pessoas entre 50 e 54 anos de idade;
  • - Motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário;
  • - Motoristas de Táxi (deverão apresentar crachá).

      A vacinação acontece nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos núcleos de ESF (Estratégia Saúde de Família), das 10h às 16h.  Mais informações pelo telefone (16) 3711-9435.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais