Franca prepara a realização de dois importantes eventos no próximo final de semana, entre os dias 25 e 27 de agosto, com o 1º Festival LGBT, na Casa da Cultura e o 10º Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade Sexual. O 1º Festival LGBT de Franca de acordo com os organizadores, secretaria de Saúde e as equipes do programa de DST/Aids, tem como objetivo socializar público e artistas LGBT em espaços culturais oferecendo oportunidade de uma participação artística mais expressiva bem como estimular a diminuição da discriminação e preconceito contra o público LGBT, valorizando suas criações artísticas.
O Centro de Prevenção de DST/Aids da secretaria Municipal de Saúde contará com equipe para orientação e distribuição de materiais educativos/informativos e preservativos. A programação é variada e descentralizada em locais diferentes. Assim, conforme o calendário, no dia 25/08, na Casa da Cultura e do Artista Francano teremos:
- 18h - Abertura do Festival com as Exposições: Projeto Libertes – O Registro da Diversidade do Ser (Janaína Leão) e o Projeto Desenho Sujo (Rafael Garcia)
- 18:30h - Performance - Yuri Franco
- 19h - Tulio Garcia - Apresentação Tulipa Live in Concert
- 19:30 - Grupo Siricutico Dança-teatro Apresenta: Incômodo
- 20h – Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual
- 21h - Sarau
No dia 26/08, no CEU/Centro de Artes e Esportes Unificados /Leporace teremos:
- 14h - Documentário Libertes – A Diversidade do Ser
- 15h - Roda de Conversa com o tema LGBTTQI+ com as mediações de Fausto Scott e Luciano Cruz
- 17h - Roda de Conversa com o tema: As Famílias pela Diversidade com as mediações de Fausto Scott e Luciano Cruz
- 19h – Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual
- 20h - Sarau
No dia 27/08, domingo, as 16 hs, no Poli Esportivo Franca será realizado o III Piquenique LGBTQ+ que contará com profissionais do Centro de Prevenção para abordar o tema DST/Aids.
O Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual, é organizado pelo Programa Municipal de DST/Aids, através do Centro de Prevenção e tem por objetivo dar visibilidade à diversidade sexual, para que ela seja reconhecida e respeitada em todas as instâncias da sociedade. Também tem por objetivo trabalhar a conscientização sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis – DST e Aids.
A equipe organizadora do Centro de Prevenção acredita que a arte é um meio eficaz para discutir e refletir a diversidade sexual com a sociedade, permite uma visão positiva sobre a diversidade e consegue resultados mais imediatos devido à forma como sensibiliza as pessoas. O Festival terá entrada gratuita, no espaço CEU no Leporace.
Maior informação no Centro de Prevenção em DST/Aids, com João Dona e Cristina Bortoletto, no telefone 3724-3920.