Saúde
Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)
Saúde faz busca ativa de mulheres para implante contraceptivo
Uma parceria entre a Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde e o Governo do Estado de São Paulo, através de emenda parlamentar da deputada estadual Delegada Graciela, será possível o atendimento de mulheres à implantação de métodos contraceptivos.
Com o investimento de R$ 50 mil destinado pela deputada, a Secretaria de Saúde efetuou a aquisição de implante hormonal subdérmico para anticoncepção hormonal, que irá beneficiar 135 mulheres, em idade fértil, inicialmente, que estejam em situação de vulnerabilidade social (condições econômicas, falta de acesso aos métodos anticoncepcionais), comportamentais (uso irregular de outros métodos, multiparas, adolescentes), doenças intercorrente (autoimunes, hipertensão, diabetes).
Segundo a Prefeitura, atualmente, estão cadastradas na Secretaria de Ação Social, 134 mulheres, sendo que algumas pessoas já receberam o implante. Está sendo realizada uma busca ativa dessas mulheres, tendo em vista que o público alvo inicial são as mulheres em situação de vulnerabilidade social (especialmente em situação de rua). Posteriormente, poderão ser inseridas, mulheres que possuam cadastro nas unidades de saúde do município.
A Secretaria de Saúde informou que funcionários da Casa da Mulher e UBS Ângela Rosa receberam treinamento e farão a triagem para a indicação correta do método. As mulheres beneficiadas receberão o implante contraceptivo, após exame físico completo, indicação do método pelo médico e assinatura do termo de consentimento Informado.
O implante
O Implante Contraceptivo Subdérmico hormonal é um método anticoncepcional mais seguro e eficaz que a pílula, reversível e é de longa duração, pois age por 3 anos após implantado. Apresenta excelente eficácia contraceptiva, sendo um dos mais seguros, com maior eficácia até mesmo do que a ligadura das tubas uterinas ou a vasectomia no homem. É fácil de inserir e de remover.
A colocação do implante é feita a nível ambulatorial ou em consultório médico. Com anestesia local, o procedimento dura poucos minutos, com leve desconforto e consiste na inserção do implante por dentro e abaixo da pele na face anterior-lateral interna do antebraço não dominante, geralmente, o esquerdo. Recomenda-se que ele seja inserido durante o período menstrual.
Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para terça-feira
A Secretaria de Saúde anunciou que, até a última sexta-feira, 24, foram aplicadas em Franca, 609.297 doses das vacinas, sendo 292.262 para a primeira, 259.474 referentes a segunda aplicação e 57.561 da dose adicional. Os números representam a imunização de 85% da população, com a primeira dose, 75% para a segunda e 17% para a terceira dose.
A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 contempla para esta terça-feira, 11 postos de vacinação, funcionando das 07h30 às 16h.
1ª Dose - Pessoas de 12 anos a 17 anos / Gestantes e puérperas/ 2ª e 3ª Doses Pfizer
Para as pessoas, com idade de 12 a 17 anos, que ainda não receberam a primeira dose, gestantes e puérperas, da mesma faixa etária, além da aplicação da segunda e terceira doses da vacina Pfizer, nesta terça-feira, 28, o atendimento será prestado nas UBS Leporace, São Sebastião, Estação, Aeroporto 1, Ângela Rosa e Brasilândia, das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira e segunda doses.
As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses.
1ª Dose - Pessoas de 18 anos ou mais/ 2ª Dose Coronavac
A primeira e a segunda doses para os francanos na faixa etária, com 18 anos ou mais, estarão disponíveis nas UBS Luíza e Paulista, das 07h30 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose para a segunda aplicação da vacina.
2ª Dose - Astrazeneca
A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Santa Terezinha, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
Dose Adicional para Janssen
A dose adicional para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, será aplicada nas UBS Paulistano e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.
Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)
A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Para esta terça-feira, estarão disponíveis as UBS Horto, Guanabara, Progresso, Planalto e Santa Clara, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3