Email  

Saúde

Saúde registra ausência de quase 50% nas consultas ginecológicas

 DSC 1599 2
     A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 17, um balanço da primeira semana do Programa "Mais Consultas", que oferece consultas ginecológicas, gratuitamente, por meio de uma clínica credenciada por chamamento público. Os números apresentados indicam um percentual de 47% de ausências das pacientes que foram convocadas pela secretaria para o atendimento. Das 190 mulheres agendadas, 89 deixaram de comparecer as consultas. Também foram realizadas 55 citologias uterinas (Papanicolau) e solicitadas 41 mamografias. Para os dias 20 e 21, da próxima semana, já estão agendadas 192 novas pacientes.
     Lucas Souza, secretário de Saúde, lamentou que as ausências estejam sendo registradas, tendo em vista que existe uma forte demanda de solicitações para essas consultas nas Unidades Básicas. Ele reforça que o agendamento é feito por telefone, diretamente com a paciente e, somente após a confirmação, a consulta é marcada. Como as faltas ocorrem sem aviso prévio, não há como convocar outra paciente para o atendimento. 
     A Secretaria de Saúde chama a atenção dessas mulheres, quanto a importância do comparecimento e, caso não possam estar presentes, devem avisar, antecipadamente, pelos telefones 3707-4900 ou 0800-540-9000 para proceder à remarcação. Quando a mulher não comparece, não avisa e não procura por remarcação, o sistema automaticamente a exclui da lista de espera.



Programa "Mais Consultas"
     Através do credenciamento público, a Prefeitura irá contratar 4,5 mil procedimentos e uma clínica habilitada está acolhendo as pacientes com data e horários marcados, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil. O valor unitário pago para os procedimentos é de R$ 66,67, estabelecido pelo decreto municipal 11.354, de 4 de novembro, tendo como base um levantamento de preços médios de consultas da especialidade, realizado pelos técnicos da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. O agendamento é feito pela Secretaria de Saúde, através do Programa "Mais Consultas", para as pacientes cadastradas na rede de UBS. A meta da Secretaria de Saúde é realizar em torno de 1.000 consultas por mês. 
     Uma outra orientação é para que as mulheres que registraram seus pedidos de consultas com ginecologista nas UBS, atualizem os seus telefones de contato para facilitar a localização e o agendamento.  
 
 
Credenciamento aberto
     A Prefeitura informa que mantém aberto o credenciamento 02/21, para receber propostas de outras clínicas, que desejam também se credenciar a prestar serviços na área de ginecologia. As propostas devem ser enviadas para a Comissão Permanente de Licitações (Copel) ou por meio do portal: https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/consulta_licitacao.xhtml?showMod=10&sit=1

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para segunda-feira

 Vacinacao
     A programação da Secretaria de Saúde contempla para a próxima segunda-feira, 20, a continuidade da Campanha de Imunização contra a Covid-19.



1ª Dose - Pessoas de 12 anos ou mais - 2ª e 3ª Doses - Pfizer 
     Para as pessoas, com idade a partir de 12 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose, gestantes e puérperas, com a mesma faixa etária, além da aplicação da segunda e terceira doses da vacina Pfizer, na próxima segunda-feira, 20, o atendimento será prestado nas UBS Luíza, Leporace, Estação, Guanabara, Ângela Rosa e Brasilândia, das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira e segunda doses. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o período da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. 



2ª  Dose -  Coronavac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível na segunda-feira, nas UBS Horto e Progresso, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose. 



2ª Dose - Astrazeneca 
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Aeroporto 3, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.



Dose Adicional para Janssen
     A dose adicional para as pessoas que receberam a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, será aplicada nas UBS Santa Clara e Paulistano, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

WhatsApp Image 2021 12 17 at 14.16.45 1 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para a próxima segunda-feira, estarão disponíveis as UBS Santa Terezinha, São Sebastião, Aeroporto 1, Paulista e Planalto,  funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Prefeitura abre inscrições para Residência Médica

 pexels evg culture 1170979
     A Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira, 16, o recebimento de inscrições para o Processo de Seleção para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. O edital contendo todas as informações sobre a seleção dos candidatos foi publicado no Diário Oficial do Município e pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1932-16122021.pdf .
     As inscrições deverão ser feitas pelo site da Prefeitura, (www.franca.sp.gov.br), na aba Serviços, Concurso Público/Processo Seletivo, totalmente gratuitas, onde o candidato deverá preencher corretamente todos os campos solicitados e, posteriormente, imprimir o protocolo de inscrição, a partir desta quinta-feira, 16 até às 23h59, do dia 14 de janeiro 2.022, considerado o horário de Brasília. Serão indeferidas as inscrições realizadas após essa data.  
     O edital do processo seletivo prevê que o candidato estará declarando sob as penas da lei, que concluiu o curso de graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC, irá concluí-lo até a data de matrícula no programa pretendido ou obteve revalidação do seu diploma, segundo as leis nacionais vigentes. O pretendente ao cargo é responsável pelas informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros. O médico residente não poderá repetir o Programa de Residência Médica, em especialidade que já tenha anteriormente concluído, em instituição do mesmo ou de qualquer outro estado da Federação, de acordo com a Resolução CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) 02/2005, artigo 56.
     O Processo de Seleção ao Programa de Residência Médica para o biênio 2022/2023, está disponibilizando duas vagas para R1 (primeiro ano de residência), com duração de dois anos para atuação em Medicina de Família e Comunidade. 
     Os candidatos serão submetidos a uma prova teórica escrita, que será realizada no dia 25 de janeiro, às 8h, no prédio do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional). A avaliação será composta por 50 questões, referentes a conhecimentos adquiridos no curso de graduação em Medicina, distribuídas igualmente entre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade), conforme Resolução CNRM 02/2015, com duração de quatro horas.
     Para fazer a avaliação, o inscrito deverá comparecer ao local do exame, com antecedência de, pelo menos, 30 minutos antes do horário programado para início, apresentando o comprovante de inscrição e o currículo atualizado, dentro de um envelope lacrado e identificado, que deverá ser entregue ao monitor da sala no dia da prova, além do RG original, carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou documento original com foto.  Somente será analisado o currículo dos candidatos, que atingirem percentual de acerto igual ou superior a 50% da prova objetiva, que terá peso de 90% na seleção e mais 10% do currículo. 
     O cronograma do processo de seleção prevê a divulgação dos resultados para o início de fevereiro, exclusivamente, pela internet, pelo site da Prefeitura.  
     Os novos médicos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade terão jornada de 60 horas semanais e estarão atuando nas UBS, núcleos do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e unidades de urgência. 

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para sexta-feira

 Vacinacao
     A programação da Secretaria de Saúde contempla para esta sexta-feira, 17, a continuidade da Campanha de Imunização contra a Covid-19.
 
 
1ª Dose - Pessoas de 12 anos ou mais - 2ª e 3ª Doses - Pfizer 
     Para as pessoas, com idade a partir de 12 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose, gestantes e puérperas, com a mesma faixa etária, além da aplicação da segunda e terceira doses da vacina Pfizer, nesta sexta-feira, 17, o atendimento será prestado nas UBS Leporace, Estação, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 1 e Santa Terezinha, das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira e segunda doses. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o período da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. 
 
 
2ª  Dose -  Coronavac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível nesta sexta-feira, nas UBS Guanabara e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose. 
 
 
2ª Dose - Astrazeneca 
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Paulista, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
Dose Adicional para Janssen
     A dose adicional para as pessoas que receberam a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, será aplicada nas UBS Horto, São Sebastião e Planalto, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais