Email  

Saúde

Patrulha Covid faz avaliação e mantém equipes de fiscalização no final de semana

03 
     O trabalho das equipes da Patrulha Covid continua sendo realizado, visando o cumprimento do novo decreto municipal, em vigor desde a última quinta-feira, 1º de julho. 
     Na última quinta-feira, as equipes realizaram, atendendo denúncias recebidas, inspeções em 9 estabelecimentos de interesse a saúde. Nas verificações, não houve a constatação de situações que estivessem em desacordo com o decreto municipal em vigor.  
     A recomendação transmitida e reiterada pelo prefeito Alexandre Ferreira para que as pessoas não participem de aglomerações, usem máscara e mantenham os demais cuidados, sinaliza que embora os índices estejam melhorando, a pandemia não acabou. Por isso, a Vigilância e suas equipes de fiscais estiveram em ação nos últimos dias e mais uma vez manterão os plantões neste final de semana, quando tem sido frequente, a realização de eventos não permitidos, como festas, bailes e competições esportivas. 
     Nos estabelecimentos de comércio, sejam bares, restaurantes, farmácias, supermercados e outros os responsáveis devem se atentar ao limite de 40% da capacidade e orientar sempre sobre o distanciamento e a obrigatoriedade de uso de máscara. Os fiscais estarão nas ruas para orientar e tomar as medidas cabíveis, em caso de irregularidades.
     As reclamações e denúncias poderão ser feitas pelo canal do Covizap 99917-2802.

Pessoas com 43 anos ou mais começam a ser imunizadas contra a Covid-19

arte vacina 020721 
     A partir de sexta-feira, 2, a Secretaria de Saúde inicia a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com idade de 43 anos ou mais, em 7 postos de atendimento, das 07h30 às 13h, na UBS São Sebastião e das 07h30 às 16h, nas unidades do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1 e ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Luíza, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm - portão 7) e o Internacional Clube (entrada pela Rua Cavalheiro Petráglia, 99), na Estação.
     As pessoas que estejam aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.

 

1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
        As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas nesta sexta-feira, com a primeira dose da vacina, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h. 
        Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas); doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com IMC > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras.
            Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.



1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas 
    Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h, exclusivo, para a primeira dose e das 13 às 16h, para a segunda aplicação do imunizante.  As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.



1ª Dose Profissionais da Educação com 18 anos ou mais
    Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina nesta sexta-feira, na UBS Paulista, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.



1ª Dose - Profissionais de Saúde com 18 anos ou mais
    Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer nesta sexta-feira, a UBS Progresso, no horário das 07h30 às 12h, para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.

Vacina Contra Influenza e vacinas de rotina

Vacina Influenza0207           
             A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Pessoas com comorbidades, sendo Doença Respiratória Crônica: asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);  Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade. / Doença cardíaca crônica:  Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca. / Doença renal crônica:  Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise. / Doença hepática crônica:  Atresia biliar; Hepatites crônicas;  Cirrose. / Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave. /  Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos. / Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos. / Obesos: Obesidade grau III. / Transplantados:  Órgãos sólidos; Medula óssea. / Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.
            O atendimento será prestado das 7h30 às 12h, nas seguintes UBS  Santa Clara, Horto e Santa Terezinha. A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
            A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
 
Vacina de rotina
 

Vacina de Rotina

 

Prefeitura comemora redução de atendimentos no Pronto-Socorro

DIP 4366 copiar 
     As medidas recentes de restrição adotadas pelo prefeito Alexandre Ferreira, com 15 dias de lockdown, com o intuito de preservar vidas e diminuir a taxa de transmissão do vírus da Covid-19, seguem produzindo resultados e o reflexo disso está no Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’. Na última quarta-feira, informou o diretor técnico da unidade, o médico Rafael Talarico, houve o registro de 293 atendimentos, o menor registrado nestes primeiros seis meses do ano e pela manhã, apenas dois pacientes de enfermaria estavam sendo assistidos pelas equipes médica e de enfermagem, com regulação pela CROSS para transferência em ambiente hospitalar. 
     A notícia é promissora e muito positiva, em todos os aspectos, mas tanto o prefeito como o médico, reiteraram o apelo para que as pessoas continuem se cuidando, usando máscara e mantendo o distanciamento físico. O prefeito Alexandre Ferreira foi mais além, explicando que essas quedas de movimento no Pronto-Socorro são indicativos claros das medidas restritivas adotadas recentemente, mas que a manutenção dessas condições está nas mãos de cada morador, que precisa se manter vigilante aos protocolos sanitários de prevenção.
     Alexandre Ferreira destacou a flexibilização das atividades econômicas, a partir desta quinta-feira, 1º de julho, com a entrada em vigor do novo decreto municipal, quando a cidade se destaca com o menor índice de transmissão da Covid no Estado, que chegou a 1.66 e  hoje está em 0.8.  Lembrou que a procura pelo Pronto-Socorro segue em queda e que nesta quinta-feira, não havia nenhum paciente à espera de internação em UTI. 



Cuidar da economia e manutenção desses índices
     O prefeito chamou a atenção das pessoas para o quadro agudo de semanas atrás, quando Franca chegou a ter quase 60 pessoas reguladas para transferência hospitalar, com pacientes entubados ou precisando de leitos. Um outro destaque da nova realidade é que a taxa regional de ocupação de UTI é de 73%, a menor dos últimos meses. Além da Prefeitura melhorar muito os índices na saúde, com o lockdown, foi possível estruturar ainda mais o atendimento aos pacientes com Covid, instalando 16 novas macas no Pronto-Socorro, a abertura gradual de mais 21 leitos de UTI no Complexo Santa Casa/ AME e, na próxima segunda-feira, haverá o reforço de mais 69 profissionais na saúde municipal. “Não vamos jogar fora todo o esforço que a cidade inteira fez. Estamos flexibilizando, porque também precisamos cuidar da economia, da geração de renda e empregos. O comportamento de cada pessoa, de agora em diante, vai decidir se a cidade terá ou não novas restrições. Se este quadro de hoje se agravar, não teremos dúvidas de endurecer as medidas, em defesa da preservação da saúde e da vida das pessoas", informou o prefeito. 

Vigilância Ambiental reforça ações preventivas de dengue e escorpiões

banner dengue 
     Um trabalho permanente, de orientação e prevenção que sempre foi feito pela Prefeitura de Franca, através da Vigilância Ambiental, no combate ao mosquito da dengue na cidade, está sendo reforçado com uma equipe maior e, por enquanto, com alguns cuidados em relação às visitas domiciliares. A informação é da diretora Mariela Toscano observando que a partir dessa semana, foram estabelecidas novas estratégias de ação, tanto em relação ao mosquito da dengue, quanto aos focos de escorpiões que têm gerado algumas reclamações em determinados pontos da cidade. Munidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), pelo menos 25 agentes de combate a vetores já voltaram às ruas, visitando as pessoas em suas casas, com orientações do lado externo do imóvel para a prevenção e combate a doença. 
     Os cuidados essenciais recomendados para essas situações são a limpeza regular de ambientes internos ou quintais das residências, eliminação de água parada, troca regular da água dos animais, limpeza de calhas, manutenção das caixas de água, que devem estar sempre fechadas, entre outras. 
     Os números mais recentes divulgados pela própria Vigilância indicam o registro de 440 casos desde o início do ano, dos quais 72 com resultado positivo, 45 negativos e 323, no aguardo de diagnóstico. 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais