Email  

Saúde

Vacina Contra Influenza e vacinação de rotina

Vacina Influenza2906 
     A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Pessoas com comorbidades, sendo Doença Respiratória Crônica: asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);  Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade. / Doença cardíaca crônica:  Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca. / Doença renal crônica:  Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise. / Doença hepática crônica:  Atresia biliar; Hepatites crônicas;  Cirrose. / Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave. /  Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos. / Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos. / Obesos: Obesidade grau III. / Transplantados:  Órgãos sólidos;  Medula óssea. / Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.
     O atendimento será prestado das 7h30 às 12h, nas seguintes UBS  Santa Clara, Horto e Santa Terezinha. A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
     A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
 
Vacinas de Rotina
Vacina de Rotina 

Patrulha Covid interdita festa em chácara e república

04 
     As equipes da Patrulha Covid continuam mobilizadas no trabalho de fiscalização, contando sempre com os apoios da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, trabalhando em turnos que se alternam dia e noite. O intuito é garantir o cumprimento da legislação municipal, objetivando preservar a saúde das pessoas e diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.
     Em uma chácara no Paiolzinho, no último domingo, houve uma intervenção, a partir de uma denúncia recebida, por meio do Covizap, onde cerca de 300 pessoas participavam de uma festa. Além da expedição de auto de infração, o local foi interditado e a equipe fez a apreensão dos equipamentos eletrônicos avaliados em mais de R$ 45 mil. Tanto o proprietário do imóvel, quanto o responsável pela realização da festa foram qualificados e responderão por essa prática.
     Neste mesmo final de semana, no Parque Universitário, outra ocorrência foi atendida com a interdição de uma república de estudantes, com a emissão de auto de infração. Pelas estimativas, estariam no local em torno de 40 pessoas. Um outro registro, com auto de infração e interdição, envolveu um casamento que ocorria em uma chácara e foi necessário a autuação.
     O trabalho continua sendo feito por toda a cidade, envolvendo também as fiscalizações em outros âmbitos, em bares, restaurantes e lanchonetes, com autuações quando ocorre a caracterização e desobediência ao que estabelece o Decreto Municipal. As denúncias devem ser feitas pelo pelo canal Covizap (99917-2802).

Saúde inicia vacinação para pessoas com 45 anos ou mais contra a Covid

 arte vacina 280621
         As pessoas com idade de 45 anos ou mais serão atendidas a partir da próxima segunda-feira, 28, para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, em 8 postos de atendimento, sendo 6 UBS do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, São Sebastião, Paulista e ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Luíza, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Av. Eliza Verzola Gosuen - portão 10) e o Internacional Clube (entrada pela Rua Cavalheiro Petráglia, 99), na Estação, das 07h30 às 16h. 
         As pessoas que estejam aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.



 1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
            As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas na próxima segunda-feira, com a primeira dose da vacina, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h. 
            Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas); doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com IMC > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras.
            Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.

 

1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas 
        Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue na  próxima-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 13h, exclusivo, para a primeira dose e das 13 às 16h, para a segunda aplicação do imunizante.  As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.

 

 2ª Dose - Para todos os públicos
        Para a aplicação, exclusiva, da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Astrazeneca), os interessados deverão comparecer a UBS do Aeroporto 3, das 07h30 às 12h, observando a data agendada para o recebimento da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 12 semanas entre as vacinas. Deverão apresentar o cartão comprovando a primeira dose, documento de identidade com foto e o CPF. 

Vacina Contra Influenza e vacinas de rotina

Vacina Influenza2806 
           A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Pessoas com comorbidades, sendo Doença Respiratória Crônica: asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);  Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade. / Doença cardíaca crônica:  Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca. / Doença renal crônica:  Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise. / Doença hepática crônica:  Atresia biliar; Hepatites crônicas;  Cirrose. / Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave. /  Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos. / Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos. / Obesos: Obesidade grau III. / Transplantados:  Órgãos sólidos;  Medula óssea. / Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.
            O atendimento será prestado das 7h30 às 12h, nas seguintes UBS  Santa Clara, Horto e Santa Terezinha. A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
            A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
 
Vacinas de Rotina
Vacina de Rotina

Pronto-Socorro zera espera por UTI Covid

WhatsApp Image 2021 06 24 at 18.17.23 1 
      O boletim do Pronto-Socorro "Dr Álvaro Azzuz" divulgado, diariamente, pela Prefeitura, apresentou nesta quinta-feira, 24, a notícia que era esperada com ansiedade pela população, foi zerada a espera de pacientes que aguardavam transferência para UTI hospitalar. 
     Na manhã desta quinta-feira, 7 pacientes estavam sendo assistidos pelas equipes médicas e de enfermagem, sendo 6 pessoas na ala de enfermaria e apenas um paciente na unidade tipo UTI, que foi transferido para ambiente hospitalar horas depois. Ao contrário do início deste mês, quando houve o registro de cerca de 40 pacientes aguardando transferência para UTI.
     Rafael Talarico, diretor técnico do Pronto-Socorro, informou que a situação atual apresenta um cenário bem diferente do período pré-lockdown, onde chegaram a ser acolhidas quase 70 pessoas, em observação, sendo 38 pacientes em UTI e desses 14 entubados. 
     Segundo ele, a queda nos números registrados na unidade é reflexo dos 15 dias de lockdown instituídos na cidade, no período de 27 de maio a 10 de junho, onde o índice de isolamento social contribuiu para a redução da taxa de transmissão da doença, que hoje, está em 0,97. No final de maio, o índice era 1,66.  "O esforço de todos, tanto da população, bem como dos profissionais de saúde foi e continuará sendo essencial para vencermos essa luta contra a Covid-19. Pedimos a todos que continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção, com o uso obrigatório de máscara, higienize as mãos e evite aglomerações para que possamos manter os baixos índices", reforçou o médico.
     Talarico ressaltou o trabalho de todos os profissionais da saúde, que estão atuando no atendimento de pacientes da Covid-19, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, bem como os profissionais que estão trabalhando, de forma voluntária e citou, como exemplo, as fisioterapeutas, cujo tratamento tem feito a diferença para a recuperação dos pacientes, em alguns casos, evitando o processo de entubação, resultando na alta médica. 
     Lucas Souza, secretário de Saúde, fez questão de agradecer a todos os profissionais que, segundo ele, enfrentaram com coragem e dedicação, o momento delicado que a cidade passou, com o aumento substancial de casos de Covid, carregando todo o sistema de saúde. "Hoje, a sensação é de gratidão, com o trabalho de vocês, aliada as decisões acertivas das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura. É nítida a queda de atendimentos no Pronto-Socorro. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo", garantiu.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais