A campanha foi iniciada no dia 1º deste mês e continua sempre aos sábados, até o dia 29 e mantém em dois locais, postos fixos funcionando durante os dias da semana, na Vila Imperador e também no Canil Municipal
A campanha foi iniciada no dia 1º deste mês e continua sempre aos sábados, até o dia 29 e mantém em dois locais, postos fixos funcionando durante os dias da semana, na Vila Imperador e também no Canil Municipal
A secretaria municipal de Saúde inicia neste sábado, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Aeroporto I, o programa batizado de ‘Sábado da Mulher’, no qual em um sistema de mutirão serão oferecidas 80 consultas ginecológicas das 7 h às 13 h, previamente agendadas. Isso significa, de acordo com a secretaria de Saúde, que as pacientes daquele bairro que estão na espera de uma consulta começaram a ser avisadas e orientadas a se apresentar em determinado horário no local.
Junto com a consulta ginecológica, havendo indicação do médico, será feito no próprio local o exame de Papanicolau e o encaminhamento com agendamento prévio, para exame de mamografia, disse o secretário da Saúde, Rodolfo Moraes Silva. Esse exame poderá ser feito na própria Secretaria ou então em um laboratório credenciado.
Expansão
O programa ‘Sábado da Mulher’ é uma iniciativa que objetiva fazer frente as necessidades daquelas regiões de maior demanda por consultas com ginecologistas. A proposta é expandir esse trabalho para outras regiões e na medida do possível com mais profissionais.
No Aeroporto I, cuja UBS fica ao lado da UPA, as 80 consultas previstas para o sábado serão atendidas por 3 médicos. Na medida do possível a Secretaria de Saúde pretende ampliar esse quadro e por consequência, o número dos atendimentos. Esses atendimentos iniciais são pré-agendados, onde as pacientes se apresentarão com horário mercado.
A Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Epidemiológica reforçaram nesta quinta-feira, os lembretes aos pais ou responsáveis que por uma razão ou outra, ainda não vacinaram suas crianças na faixa de um ano e 5 anos incompletos
No mês Setembro Amarelo, em que os profissionais de saúde estão empenhados em divulgar ações que valorizem a vida e previnam o suicídio, a Prefeitura ofereceu nessa segunda-feira, um encontro para parte dos seus colaboradores, no auditório da secretaria da Educação. Cerca de 40 pessoas acompanharam a apresentação dos três membros do grupo AME A VIDA, com encenações, músicas de alguma forma focadas na temática e uma palestra propriamente dita.
Quem pôde acompanhar gostou e recomenda para aqueles que puderem acompanhar a segunda edição, programada para as 9h30 dessa terça-feira, no auditório da Secretaria de Saúde (Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador). Essas duas secretarias foram escolhidas pela secretaria de Administração e Recursos Humanos, por reunir o maior número de servidores, mas o evento é aberto para outros servidores dos demais setores da administração que quiserem assistir.
Durante o diálogo os participantes destacam os objetivos que buscam com o trabalho, de mostrar as pessoas que por mais adversas que sejam as situações, dialogando, falando, sempre é possível encontrar algo a ser contemplado e valorizado, a vida. O grupo Ame a Vida conduz o tema tudo de maneira simples e envolvente, muitas vezes buscando a interação cz tel. 3711-9178, SIAS (Serviço Integrado de Apoio ao Servidor).
A campanha teve início no dia 1º deste mês e abrangeu 12 postos da região Norte e continuou durante a última semana com os postos fixos na própria Vigilância Ambiental, na Vila Imperador e no Canil Municipal, na rua José Gianesella, no bairro City Petrópolis