O programa Sábado da Mulher lançado recentemente pela Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Saúde, mobilizando uma equipe de médicos ginecologistas e oferecendo de 80 a 100 consultas durante um dia numa UBS em determinada região, voltou a ser realizado no último final de semana. Mas a realidade é que a alta demanda até então manifestada na região Sul, concentrada na UBS do Jardim Aeroporto I, parece não se confirmar, tamanho o número de não comparecimentos nas consultas previamente agendadas e confirmadas com as pacientes.
No sábado último, dia 20, das 80 consultas ginecológicas previamente agendadas das 7 h às 13 h na UBS do bairro, 23 pacientes faltaram e 57 compareceram. Um número expressivo, em se considerando que a ausência acaba prejudicando alguém que realmente está na espera. O mais grave do não comparecimento sem justificativa das pessoas é que dois dias antes, na quinta e sexta-feira, equipes da Secretaria de Saúde fizeram ligações e confirmaram com cada paciente a presença.
Um dos objetivos da Secretaria de Saúde com esse esforço é diminuir a fila de espera por esse tipo de consulta e proporcionar exames preventivos, do tipo mamografia, mediante o encaminhamento com o agendamento já na semana seguinte e coleta do papa Nicolau, para prevenção do câncer de colo. Todas as 57 pacientes que foram consultadas, nas situações em que houve necessidade, foram examinadas ou saíram com a mamografia marcada em laboratório credenciado.