Email  

Saúde

Secretaria de Saúde anuncia prorrogação do prazo de vacinação contra gripe Influenza

 

vaccina1 Medium

     A Vigilância Epidemiológica Municipal, órgão ligado à Secretaria de Saúde de Franca, anunciou a prorrogação do prazo de vacinação contra o vírus da gripe Influenza até o dia 7 de julho – a autorização para extensão do prazo partiu do Governo Estadual.

     A campanha contra a Gripe Influenza, teve início em 17 de abril, em âmbito nacional, e se estenderia até 26 de maio, mas teve prorrogações em virtude de não ter atingido a meta de 90% de cobertura das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários escolhidos pelo Ministério da Saúde para terem preferência na vacinação. Como não se alcançou a meta, sobraram doses da vacina e buscou-se duas iniciativas: o prolongamento do prazo, já mencionado, e a inclusão de novos grupos prioritários, ação que se repete nesta prorrogação, sendo que para essa próxima etapa da campanha, foram incluídos os seguintes grupos, que devem buscar a vacina até o dia 7 próximo;

- Pessoas entre 50 e 54 anos de idade – pessoas entre 55 até 59 anos já haviam sido incluídas e podem se vacinar;

- Motoristas, cobradores e trabalhadores do transporte rodoviário;

- Motoristas de Táxis.

    Para serem vacinados, os profissionais citados precisam comprovar atuação na área, podendo ser o crachá da companhia onde trabalham ou outro documento válido. Os locais de vacinação continuam sendo as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.  

    Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em Franca já foram imunizadas, no período de 17 de abril a 25 de junho, 67.283 pessoas, o que corresponde a 76,11% da meta de 90%.

    Mais informações com Arieny Reche Silva, pelo fone (16) 3711 9484.

Semana de Conscientização sobre Drogas terá início no dia 26 de junho

 

drogas1 Medium

     O COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre drogas de Franca) promove a I Semana de Conscientização Sobre Drogas com o objetivo de mobilizar os educadores da rede pública para serem Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso de Drogas.

     O evento terá início na segunda-feira 26, considerado o Dia Internacional contra as Drogas, às 9h30, na Câmara Municipal de Franca, contando com palestra do Promotor de Justiça José Lourenço Alves e homenagem ao cidadão Hugo Cesar Tasso pelos relevantes serviços na área social desenvolvidos na cidade.

     A Semana visa a conscientização da sociedade sobre o uso de drogas e os males causados por elas, bem como a formação de agentes que possam atuar como multiplicadores das ações previstas pelo COMAD para a gestão de 2017-2019.

    As informações são de Elaine Bezerra, Vice-Presidente do COMAD e Profissional de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da  Secretaria de Saúde - Vigilância Ambiental de Franca, que se dispõe a fornecer mais informações a quem precisar pelo fone 3711-9408.

    Além de ser o Dia Internacional contra as Drogas, o dia 26 também marca a data de implantação do CAPSad (Centro de Atenção Profissional para tratamento aos dependentes de álcool e outras drogas) no município de Franca. Dentro das atividades da I Semana de Conscientização Sobre Drogas, o CAPSad apresenta um projeto amplo que, conforme informa Juliane Cintra Blanco, Chefe do Setor de Apoio à Coordenação de Saúde Mental, “envolvem Oficinas Temáticas, oferecendo aos participantes a oportunidade de realizar atividades que permitem o despertar para a valorização pessoal em toda a sua integridade biopsicossocial.”

    As atividades previstas são:

 

26/06 Segunda-feira: Dia da Beleza 

27/06 Terça-feira: Mexe e Remexe 

28/06 Quarta-feira: Café com poesia 

29/09 Quinta-feira: Palestra: - Motivar e amar a vida 

30/06 Sexta-feira: Arraiá do CAPS - Festança pra lá de boa!

           

     Segundo Juliane, todos os usuários do CAPSad serão convidados para as oficinas, com previsão de cerca de 40 participantes por dia.

            “Como forma de acolhida, receptividade e valorização da presença dos participantes, todas as manhãs será servido um café da manhã. A confraternização principal será a festa junina Arraiá do Caps, com o propósito de valorizar a alegria entre amigos, com pratos típicos, trajes juninos e muita dança e alegria”, finaliza Juliane.

Estratégia Saúde da Família do Jardim Palma realiza Bingo Junino da Saúde

 

BingodaSaúde04 Medium

     O núcleo ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim Palma realizou no quarta-feira 21, o Bingo Junino da Saúde, com objetivo de estimular a capacidade e convívio social; a concentração, desinibição e tomada de decisão, proporcionando assim fatores que melhoram a qualidade de vida sobre todos os aspectos: físico, social, psíquico e espiritual.

     Segundo a enfermeira do ESF Palma, Alessandra Aparecida Neto da Silva, mensalmente é realizada uma atividade com estes objetivos e, este mês, aproveitando as tradicionais festas juninas, a instituição optou por fomentar esta cultura popular. Aproveitou-se ainda a oportunidade para tratar de temas importantes de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como público-alvo idosos, crianças e usuários com transtornos emocionais.

     Além da realização do bingo, cujas pedras foram cantadas pelos próprios usuários, foram servidas comidas típicas e refrigerantes. A festa, que ocorreu num ambiente de alegria e descontração, contou com a participação ativa e colaboração dos moradores do bairro e usuários do núcleo e também com a pronta adesão e entusiasmo dos funcionários da ESF – Palma, que passaram importantes orientações sobre saúde preventiva aos presentes.

     De acordo com Alessandra, o evento foi um grande sucesso, atingindo de maneira concreta seus objetivos, concomitantemente aos objetivos da Atenção Básica de Saúde do município.

Secretaria de Saúde e CVV lançam campanha pela vida

 

     A Secretaria de Saúde de Franca e o CVV (Centro de Valorização da Vida), lançam no dia 21, quarta-feira, importante campanha denominada “Franca, unida pela vida.”, que trata de conscientização sobre os riscos a que estão expostos muitos cidadãos ao impulso de se pôr fim à própria vida.

     Franca é reconhecida como uma das cidades que possuem melhor qualidade de vida, mas, infelizmente, também figura como uma cidade com alto índice de suicídios.

     No mundo, conforme alerta a campanha, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, e no ano de 2012 foram cometidos mais de 800 mil suicídios, um número alarmante de quase um milhão de pessoas. É muita gente!

     A pergunta que se faz, quase automática perante um suicídio é: porquê? Praticamente, as respostas, por mais que se tenha um diagnóstico médico de depressão, desequilíbrio, uso de drogas etc, não traduzem a frieza e desespero do ato, uma vez que, quem não convive com suicidas em potencial ou nunca pensou em tirar a própria vida, não consegue compreender a atitude extrema.

     Falta de Deus? Problemas conjugais e ou financeiros? Depressão? São várias as vertentes levantadas para tentar dar guarida a uma ação sem respostas simples. De qualquer modo, é necessário sim fazer algo para minimizar este grave problema.

     Em muitos casos de suicídio, o que se vê após o ato são familiares e amigos desolados se perguntando: “como eu não percebi?”, “porque eu não fiquei mais atento aos sinais?” E outras cobranças internas que corroem o coração e a alma.

     Portanto, é extremamente louvável a adesão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Franca a esta importante campanha. E será também extremamente importante que cada um assuma o protagonismo de apoiar esse esforço, contribuindo na divulgação e, sobretudo, na observância de si mesmo e de seus familiares e amigos próximos para que se possa dar e buscar ajuda em caso de necessidade, dando fim não à vida, que é o bem mais precioso que se tem, mas sim ao triste, lamentável e extremo impulso de se dar fim à própria vida. 

Vigilância Epidemiológica divulga números finais da Vacinação contra Gripe Influenza

 

H1N1 Medium

A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde, divulgou na segunda-feira 19, os números finais da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2017.  Com o resultado geral de 72,74 % e 88.407 pessoas vacinadas, Franca fechou a campanha com números expressivos, ainda que não tenha alcançado a meta nacional de 90% de cobertura, o que ocorreu em grande parte dos municípios do país. Abaixo, segue a tabela com os dados por grupo prioritário.

PERÍODO: 17/04 a 09/06

Influenza

Total Vacinado

Índice Atingido

População

Crianças de 6 meses a <2 anos

4093

56,49

7245

Crianças de 2 a <5 anos

5614

43,92

12781

Gestantes

2077

57,33

3623

Trabalhadores da Saúde

5885

66,58

8839

Puérperas

535

89,92

595

População acima de 60 anos

30456

82,51

36912

Indígenas

1

----

----

População Privada de Liberdade

1500

134,29

1117

Funcionários Sistema Prisional

172

134,38

128

Professores - Ensino Básico a Superior

2268

----

----

Doentes Crônicos

11258

65,58

17167

Outros Grupos

452

Total

64311

72,74

88407

Mais informações com Arieny Reche Silva da Vigilância Epidemiológica Municipal pelo fone 16 3711-9484

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais