Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

UPA do Aeroporto recebe capacitação do Hospital Sírio Libanês

IMG 4169 original
 
 
     O projeto que teve início em 2019, tem o objetivo de ampliar a capacitação das equipes das UPAs na implementação e aplicabilidade efetiva dos protocolos locais, que permitam aumentar o reconhecimento da Sepse, o diagnóstico e tratamento precoce, permitindo a aplicação do pacote de medidas de contenção da doença, a fim de impactar positivamente nos desfechos clínicos dessa síndrome. Além disso, a iniciativa visa a criação e implementação de ferramentas para a identificação e fluxo de priorização de atendimento e tratamento precoce dos pacientes com diagnóstico de Sepse, por meio da capacitação das equipes, com relação à conceitos e ferramentas da Gestão da Qualidade, bem como da Segurança do Paciente e Metas Internacionais regidas pela OMS e RDC nº 36 de 2013.
     Sepse é o conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção que, por sua vez, possui elevada taxa de mortalidade no Brasil (aproximadamente 60%), superior ao descrito em países desenvolvidos. Tal aumento, pode ser justificado pela dificuldade encontrada pelas equipes de saúde, sobretudo a nível secundário, em identificar precocemente o indivíduo em suspeita de Sepse, resultando no atraso da aplicação dos pacotes de medida de ressuscitação e, consequentemente, piora do quadro clínico, sendo necessário o referenciamento para atenção terciária e aumento de procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 
    Segundo a Secretaria de Saúde, desde o mês de maio do ano passado, quando o projeto foi iniciado em Franca, a unidade foi selecionada para participar da capacitação, que terá duração de um triênio, sendo 18 meses de implantação do protocolo e o mesmo período para o seguimento e apoio de outras unidades que irão ingressar no projeto, Franca está avançando de forma gradativa, com o desenvolvimento do protocolo, com a elaboração de relatórios e reuniões mensais com a equipe de apoio do Hospital Sírio Libanês.
   Na manhã desta sexta-feira, 11, a UPA do Jardim Aeroporto recebeu a visita técnica de duas enfermeiras do projeto, Jennifer Fraga Carvalho e Paloma Ferrer Gomez, que coordenaram a reunião mensal para o alinhamento e desenvolvimento do protocolo, visando adequar às necessidades da UPA e  ressaltaram que Franca avançou para a segunda fase, a amarela. O projeto contempla três etapas sendo a vermelha (reconhecimento), amarela (ressuscitação e reavaliação) e a verde (referencimento - transferência do paciente). 
     As profissionais do Hospital Sírio Libanês explicaram que o ciclo será concluído na cidade, em outubro deste ano, onde a UPA terá condições de seguir com o protocolo e toda a programação que foi passada, quando será iniciado um novo ciclo de UPAS. 
     Para a realização deste projeto, a equipe da UPA do Aeroporto conta com a direção, enfermeiros assistenciais, farmacêutico, equipe administrativa e técnicos de enfermagem.

Mais de 43% das mulheres não comparecem às consultas de ginecologia

Ginecologia original

     O percentual de ausência das pacientes nas consultas de ginecologia realizadas, por meio do Programa 'Mais Consultas', chegou a mais de 43%, segundo dados da Secretaria de Saúde.
    Desde o início do programa em dezembro do ano passado até o mês de fevereiro, foram agendadas 2.546 consultas, com a realização de 1.448 atendimentos. 1.098 mulheres deixaram de comparecer, o que representa uma ausência de 43,13%.
     A Secretaria de Saúde informa que estão sendo beneficiadas pelo programa, as mulheres que fizeram o pré-cadastro na rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e núcleos do ESF (Estratégia de Saúde da Família), que deverão manter os seus telefones atualizados para o agendamento. Os contatos são feitos pela secretaria, que oferece às pacientes, as datas e horários disponíveis para o atendimento com o especialista, que está sendo prestado às segundas-feiras, das 8 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h.  
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reforça a necessidade das pessoas comparecerem ou então, avisarem com antecedência, pois uma outra paciente pode ser chamada para o atendimento. Os contatos devem ser feitos pelos telefones 3707-4900 ou 0800-540-9000
 
 O Programa 
     Para a realização do Programa "Mais Consultas", com a oferta de 4,5 mil consultas de ginecologia, a Prefeitura contratou, através do credenciamento público, uma clínica habilitada que está acolhendo as pacientes, com data e horários marcados, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para sexta-feira

Vacinacao original
 
 
            A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 11, contempla 12 postos de vacinação, com novo horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h.
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
             Para esta sexta-feira, 11, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s Santa Terezinha, Aeroporto 1 e Brasilândia, das 8h às 16h. 
            As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
            Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 2ª DOSE (6 ANOS A 11 ANOS) - CORONAVAC
            A segunda dose para crianças de 6 a 11 anos estará disponível nas UBS's Paulistano, São Sebastião, Luíza e Guanabara, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
            Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
1ª DOSE ( 12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas com 12 a 17 anos, segunda dose para pessoas na faixa etária de 12 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta sexta-feira, na UBS Planalto, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
      As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
      Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
    A segunda dose para crianças de 12 anos ou mais estará disponível nas UBS's Luíza, Paulistano, Guanabara e São Sebastião, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN
     A primeira e terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais estarão disponíveis nas UBSs Horto e Ângela Rosa, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca poderão ser recebidas nesta sexta-feira, nas UBSs Estação e Aeroporto 3, das 8 às 16h, mediante a apresentação do comprovante de recebimento das doses anteriores. 
 
 
CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO (VACINAS DE ROTINA)
 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta sexta-feira, 11, estarão disponíveis as UBS's Leporace, Paulista, Progresso e Santa Clara, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para quinta-feira

Vacinacao
 
 
            A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 10, contempla 12 postos de vacinação, com novo horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h.
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
          Para esta quinta-feira, 10, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s Luíza, Paulistano e Guanabara, das 8h às 16h. 
             As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
            Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 2ª DOSE (6 ANOS A 11 ANOS) - CORONAVAC
           A segunda dose para crianças de 6 a 11 anos estará disponível nas UBS's Santa Terezinha, São Sebastião, Aeroporto 1 e Brasilândia, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
            Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
1ª DOSE ( 12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
           A primeira dose para pessoas com 12 a 17 anos, segunda dose para pessoas na faixa etária de 12 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta quinta-feira, na UBS Ângela Rosa, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
           As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
            Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
        As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
          A segunda dose para crianças de 12 anos ou mais estará disponível nas UBS's Santa Terezinha, São Sebastião, Aeroporto 1 e Brasilândia, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN
         A primeira e terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais estarão disponíveis nas UBSs Estação e Aeroporto 3, das 8 às 16h.  Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
          A segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca poderão ser recebidas nesta quinta-feira, nas UBSs Horto e Planalto, das 8 às 16h, mediante a apresentação do comprovante de recebimento das doses anteriores. 
 
Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)
          A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
          Para esta quinta-feira, 10, estarão disponíveis as UBS's Leporace, Paulista, Progresso e Santa Clara, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
          Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Prefeito empossa novo colegiado do Conselho de Saúde

IMG 4029
 
 
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária Waléria Mascarenhas, empossou na noite desta terça-feira, no salão azul da Secretaria de Saúde, os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio de 2.022 a 2.024.
    O novo colegiado, que conta com 28 membros titulares e suplentes, apresenta representantes do governo municipal, prestadores de serviços, profissionais e gestores da saúde, membros dos trabalhadores da saúde eleitos em plenárias, conselhos gestores, representantes de usuários dos movimentos sociais, sindicais, portadores de deficiência, além de entidades de usuários das Regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. 
     Logo após a cerimônia de posse, os participantes realizaram a eleição da mesa diretora, que tem na presidência, Clóves Plácido Barbosa, André Szabo, vice-presidente, Sílvia Helena da Silva e Roseli Garcia Lopes Barbosa, na função de primeira e segunda secretárias, respectivamente.
     A primeira reunião do Conselho Municipal da Saúde está prevista para o dia 12 de abril, às 19h30, no salão azul.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais