Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe em creches tem início

vacinacao Influenza original
 
      A Secretaria de Saúde iniciou na última quarta-feira, o cronograma de vacinação contra a Influenza nas creches da rede municipal. O objetivo é imunizar as crianças do vírus e ampliar a cobertura vacinal da cidade.
      A vacinação é feita em parceria com a Secretaria de Educação, mediante um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis e apresentação do cartão de vacinação. As doses serão aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses.
      As primeiras creches que receberam a ação foram a Casa Maternal Miramontes e o CCI Joana De Cusa, no Jardim Luíza. Nesta sexta-feira, haverá vacinação no CCI Sagrada Família, no Jardim Aeroporto II, e Creche Escola do Residencial São Jerônimo, às 14 horas.
      Na próxima semana, a imunização acontecerá nas seguintes unidades: dia 20, CCI Osiep City Petrópolis, às 9 horas; Creche Dona Nina (São Joaquim), às 13 horas; Ceprol (Vila Santa Helena), no mesmo horário; CCI Fonte de Luz (Vila Santa Terezinha), às 14 horas; dia 21, CCI Amélia Rodrigues (Jardim Cambuí), às 9 horas; CCI Benedito Amaral (Jardim Aeroporto I), às 14 horas; CCI Nossa Senhora Conceição (Residencial Chico Neca), às 14 horas; dia 22, Casa Maternal São Francisco de Assis (Vila Raycos), às 13 horas; Creche Escola Pastoral (Jardim Cambuí) às 14 horas; CEI Santa Clara (Jardim Pulicano), às 15h30; dia 23, CCI Fonte de Luz (Vila Santa Terezinha), às 13 horas; CCI Benedito Amaral (Jardim Aeroporto I), às 14 horas; e CCI Estrela de Davi (Franca Polo), às 14 horas.
      De acordo com Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, mais unidades receberão a campanha de vacinação e os pais/responsáveis estão sendo avisados com antecedência pelas creches.
 
Campanha
      Além das crianças, podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
      A vacinação é feita de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 8 às 16 horas. Para ser imunizado, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.
 

Saúde inicia cronograma de entrega de cadeiras de rodas

cadeiras original
 
      A Prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira, 15, a entrega de 31 cadeiras de rodas e de banho para pacientes atendidos pela Secretaria de Saúde. O evento contou com a participação do prefeito Alexandre Ferreira, da secretária da pasta, Waléria Mascarenhas, e de outras autoridades.
      Destas 31 cadeiras, 21 são tradicionais, 2 motorizadas e 8 de banho, feitas sob medida para os pacientes. O prefeito Alexandre Ferreira falou sobre a importância desta entrega e ação da Saúde. “É muito bom ver o sorriso no rosto dos pacientes, dos pais, dos cuidadores e responsáveis.  Estas cadeiras são próprias para cada uma destas pessoas e vêm com garantia de funcionamento, proporcionando mais qualidade de vida”, disse.
      Além da entrega desta quinta-feira, mais 99 pacientes já tiraram as medidas e receberão as cadeiras seguindo o cronograma da Saúde. Até o momento, foram investidos quase R$ 700 mil neste programa.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orientou o que fazer para solicitar uma cadeira adaptada. “O primeiro passo é a indicação do médico pela rede municipal. O pedido deve ser protocolado na Secretaria de Saúde. Também há aqueles que são atendidos pela APAE, que envia a solicitação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.”
 

Saúde e Uni-Facef promovem evento sobre prevenção de IST

Uni Facef 2 original
 
      Será realizado nesta quarta-feira, 14, um evento do Projeto 'Juventude em Risco: os desafios da prevenção combinada', que está sendo organizado por estudantes do curso de Enfermagem e Liga de Infectologia e Imunologia da Faculdade de Medicina, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), em parceria com Programa Municipal de IST/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis) da Secretaria de Saúde.
      A ação, que é voltada aos estudantes da faculdade e para toda a população, tem o objetivo de implementar ações com o foco na sensibilização para a comunidade universitária acerca da prevenção combinada de IST/HIV/AIDS e do autocuidado.
      A programação será realizada no horário das 19h30 às 21h30, no hall de entrada da unidade II da Uni-Facef, com três estações sendo: 'Melhor prevenir do que remediar  - o desafio  da profilaxia  pré  e pós  exposição  sexual';  'Inimigos  Invisíveis - SÍFILIS/HIV/AIDS' e  'Estou em risco? Onde saber/testar'. Durante o evento, os participantes receberão materiais educativos e insumos de prevenção.
      A unidade II do Uni-Facef fica na avenida Dr Ismael  Alonso y Alonso,  2400 - Bairro São José.

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 6 toneladas de materiais

Arrastao da Dengue 3 original
 
      A Prefeitura de Franca, através das Secretarias de Saúde e Infraestrutura, realizou mais uma edição do 'Arrastão da Dengue' neste final de semana. A ação de combate ao mosquito Aedes aegypti aconteceu no bairro Jardim Noêmia, Região Sul da cidade.
      Ao todo, foram recolhidos 6.470 mil quilos de materiais inservíveis. A iniciativa faz parte do plano de prevenção contra doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
      Desde o início do projeto, que começou em janeiro, já foram retiradas mais de 60 toneladas de materiais em diferentes bairros da cidade, como Aeroporto, Vera Cruz, Ângela Rosa, São Domingos, Luíza, Santa Terezinha, entre outros.
      A Prefeitura orienta que a população utilize os quatro Ecopontos para fazer o descarte de materiais recicláveis, móveis velhos e entulhos e, assim não acumular nada em casa para não se transformar em criadouros do mosquito da dengue.
      Os Ecopontos da cidade, funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos, das 8 às 14horas:
 
- City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1.200 – Tel: (16) 3030-2985
- Jardim Portinari: Avenida Hotto Paiva, 1.341 – Tel: (16) 3030-7557
- Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado, 411 – Tel: (16) 3030-7020
- Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninelo, 2.501 – Tel: (16) 3030-7492

'Café com Afeto' acolhe pacientes que precisam de atendimento psicológico

Grupo Cafe com Afeto original
 
      O Projeto “Café com Afeto” tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que moram na região da UBS São Domingos/ Paineiras. Trata-se de um grupo que, por meio de rodas de conversa, aborda diversos temas como autoestima, bem-estar, saúde mental, autocuidado e também assuntos sugeridos pelos pacientes. Além do encontro, os profissionais fazem dinâmicas e, logo após, um café para confraternização.
      Vanessa Pereira Silva, diretora da UBS, ressalta que o projeto, que tem parceria com alunos do curso de Medicina do Centro Municipal Universitário de Franca (Uni-Facef) tem ajudado as pessoas que necessitam de atendimento psicológico. “Quando notamos o aumento no número de atendimentos com psicólogo, logo organizamos este grupo para que os pacientes pudessem expressar o que estão sentindo e tem dado certo, pois as pessoas podem compartilhar suas vivências acompanhadas pelos profissionais. É o início de uma terapia”, disse.
      A dona de casa, Maria das Dores, que entrou recentemente para o grupo, disse que participa de outros projetos oferecidos pela Prefeitura, como atividade física e encontra no 'Café com Afeto', oportunidade para falar dos sentimentos. “Eu fiquei sabendo destas palestras e resolvi participar, porque eu sei que é muito bom. Faz bem para a saúde e para a mente. Está sendo maravilhoso”, comentou
      Durante os encontros, os profissionais identificam os pacientes que necessitam de prioridade no atendimento. “Quando é observado algum caso com necessidade de um atendimento mais rápido, já conversamos com o psicólogo da unidade para priorizar a triagem e, se necessária é agendada consulta médica”, explicou Vanessa.
      Ana Carolina Garcia Brás, enfermeira e docente no curso de Medicina e de Enfermagem do Uni-Facef, destacou que a equipe realiza várias dinâmicas e discute temas importantes para que as pessoas se sintam bem e confiantes. “A criação do grupo veio em uma hora muito oportuna, pois tem havido uma demanda crescente em saúde mental, não só neste território, do Paineiras/São Domingos, mas como um todo, principalmente, após o contexto da pandemia da Covid”, disse.
      Os encontros acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, às 9 horas e têm duração de uma hora e meia. Para participar, basta  procurar a UBS São Domingos/ Paineiras. Não é preciso que a pessoa esteja fazendo algum tipo de acompanhamento.
      A UBS São Domingos/ Paineiras fica na rua Maria Aparecida Veríssimo, s/nº e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais