Email  

Saúde

Clínicas se credenciam para realizar consultas de ginecologia

 pexels photo 5149754
     O chamamento público aberto pela Prefeitura, no início deste mês, para o credenciamento de empresas prestadoras de serviços na área de ginecologia, teve o prazo para a entrega de documentos e propostas encerrado no último dia 23. Três clínicas se habilitaram e a documentação está passando por análises da Coordenadoria de Licitações da Prefeitura e pela equipe técnica da Secretaria de Saúde. 
     O credenciamento permite que outras empresas se habilitem, mesmo após esse prazo, inicialmente, estabelecido. Com essa medida, a Prefeitura está buscando uma solução para aumentar a oferta de consultas para esta especialidade, seja nas próprias unidades que forem credenciadas ou também em alguma UBS, pois na formalização dos contratos, haverá a possibilidade da empresa destinar um ou mais profissionais para oferecer atendimento naqueles locais indicados pela Secretaria de Saúde. 
      Concluídas essas análises, está prevista a contratação de 4.500 consultas, com médicos ginecologistas, por meio do Programa "Mais Consultas", com recursos próprios.  O valor unitário a ser pago para os procedimentos será de R$ 66,67, estabelecido pelo Decreto Municipal 11.354, de 4 de novembro, tendo como base um levantamento de preços médios de consultas da especialidade, realizado pelos técnicos da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. 
      Para adoção dessa alternativa, o prefeito Alexandre Ferreira considerou a necessidade do atendimento da demanda reprimida dessa especialidade, tendo em vista o número insuficiente de profissionais ginecologistas, em atividade, mesmo com a realização de vários concursos públicos, sem o preenchimento adequado das vagas necessárias. 
      As pacientes a serem atendidas pelas empresas credenciadas serão agendadas pela Secretaria de Saúde, com previsão de início dos atendimentos no decorrer do próximo mês.

Concurso “Parceiros da Saúde 2.021” divulga finalistas

 Concurso
     A Secretaria de Saúde e a Vigilância Ambiental, juntamente com a Secretaria de Educação e Direção Regional de Ensino, divulgaram o resultado final do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde 2.021”. Ao todo, foram 68 escolas participantes, com 8.000 alunos, obtendo 175 produções. O concurso foi composto por três categorias, sendo desenho para os alunos do 3° ano, frase para 4° ano e produção de textos para alunos do 5° e 6° anos do Ensino Fundamental.
     Destes, a Comissão de Seleção do Concurso Cultural selecionou 12 desenhos, que irão ilustrar cada mês do calendário de 2.022, com imagens que simbolizam o combate ao mosquito da dengue e frases que irão resumir a essência da campanha de mobilização social. 
     Na categoria desenho, o aluno Yan Valentim da EMEB Prof. Ana Rosa de Lima Barbosa ficou em 1° lugar, seguido pelos estudantes Davi Elias de Oliveira, Maria Fernanda Ferreira, Isadora Damasceno, Marco Aurélio Florêncio, João Lucas Nascimento, Maria Luísa Gomes, Fellipe Teófilo, Emanuelle Borges, Alexya Eduarda Neves, Manuela Calácio e Bruno Henrique Andrade. 
     A frase vencedora: “Cuidado! Água parada não! Prevenção é ação!” é da aluna Júlia Rocha Severino, da EMEB Prof. Aldo Prata. Na categoria produção de texto, os alunos vencedores foram Pedro Moreira Eustáquio (5° ano) da EMEB Prof. Anor Ravagnani e Samuel Pádua Ventresqui (6° ano) da E. E. Homero Alves. 
     Os alunos classificados em 1° lugar de cada categoria serão premiados com um tablet, os demais receberão um jogo de xadrez e damas em madeira, além de um kit com agenda, camiseta oficial do concurso e certificado de participação. A premiação será realizada em dezembro, com definição da data em breve.
     Este concurso é realizado, anualmente, para levar conscientização aos estudantes e a comunidade escolar sobre o combate e prevenção ao mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). O calendário finalizado será disponibilizado no site da Prefeitura para toda a população. 

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para esta quinta-feira

Vacinacao
     A programação da Secretaria de Saúde para esta quinta-feira, 25, prosseguirá imunizando as pessoas, na faixa etária de 12 a 17 anos, com a primeira dose, nas UBS São Sebastião, Progresso, Santa Terezinha, Brasilândia, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Estação e Guanabara, das 07h30 às 16h
     A Secretaria de Saúde informa que os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19, além de um documento de identidade com foto. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
     A primeira dose para as pessoas, que tenham 18 anos ou mais, estará disponível, nesta quinta-feira, na UBS Paulista, das 07h30 às 16h.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta quinta-feira, nas UBS São Sebastião, Progresso, Santa Terezinha, Brasilândia, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Estação e Guanabara, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta quinta-feira, nas UBS São Sebastião, Progresso, Santa Terezinha, Brasilândia, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Estação e Guanabara, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Horto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, na UBS Paulista.
 
 
3ª Dose 
     Para esta quinta-feira, 25, as pessoas que tenham 18 anos ou mais (que tenham intervalo de 5 meses da segunda dose) e imunossuprimidos com 18 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose com 28 dias) poderão receber a terceira dose, nas UBSs São Sebastião, Progresso, Santa Terezinha, Brasilândia, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Estação e Guanabara, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão para comprovação do recebimento das duas doses, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta quinta-feira, 25, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 3, Planalto, Paulistano, Santa Clara, Luíza e Leporace, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para esta quarta-feira

Vacinacao 
     A programação da Secretaria de Saúde para esta quarta-feira, 24, prosseguirá imunizando as pessoas, na faixa etária de 12 a 17 anos, com a primeira dose, nas UBS São Sebastião, Estação, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia, Aeroporto 1, Horto e Ângela Rosa, das 07h30 às 16h
     A Secretaria de Saúde informa que os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19, além de um documento de identidade com foto. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
     A primeira dose para as pessoas, que tenham 18 anos ou mais, estará disponível, nesta quarta-feira, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta quarta-feira, nas UBS São Sebastião, Estação, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia, Aeroporto 1, Horto e Ângela Rosa, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta quarta-feira, nas UBS São Sebastião, Estação, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia, Aeroporto 1, Horto e Ângela Rosa, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Progresso, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
    A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, na UBS Guanabara.
 
 
3ª Dose 
    Para quarta-feira, 24, as pessoas que tenham 18 anos ou mais (que tenham intervalo de 5 meses da segunda dose) e imunossuprimidos com 18 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose com 28 dias) poderão receber a terceira dose, nas UBSs São Sebastião, Estação, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia, Aeroporto 1, Horto e Ângela Rosa, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão para comprovação do recebimento das duas doses, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais